Divulgação/S.C

Mantendo seu legado de inovação na alimentação, Curitiba recebe entre os dias 13 e 16 de outubro o Replantar –  9º Encontro Latino Americano de Food Design. Durante quatro dias, a cidade terá oportunidade de descobrir diferentes cases de Food Design de toda a América Latina e do Mundo, e apresentará sua história e sua capacidade de cidade inovadora. Serão três dias de reuniões, conteúdos, networking e um dia de lançamento e descontração.

Promovido pela Red Latino-Americana de Food Design e pela Associação Locavorismo do Brasil, a nona edição busca apresentar o conceito amplo de Food Design para ainda mais setores, como o de negócios locais, criativos, indústria e serviços, além de estimular a troca de conhecimentos entre pesquisadores e profissionais sobre práticas mais sustentáveis – bem como apontar cenários para o futuro da alimentação e nutrição na América Latina.

A capital do Paraná desde 2014 é Cidade Criativa do Design segundo a Unesco. Em 2021 uma oportunidade de re-plantar um novo futuro para o mundo orienta a temática do evento.

Formato híbrido e interdisciplinar

O Encontro terá uma agenda com foco no encontro à distância (online) com algumas atividades presenciais em Curitiba, principalmente para moradores locais (a ser confirmado conforme segurança sanitária). Um verdadeiro festival que reúne formatos de conferências, palestras, workshops, exposições, vivências e outras ações. O caráter transdisciplinar é privilegiado, com uma mistura de gastronomia, design, ciências sociais, empreendedorismo e conhecimento ancestral e implícito

O evento irá propor jornadas de atividades distribuídas por temas para que os participantes possam personalizar suas experiências de acordo com assuntos de seu interesse. Ao acessar a página principal cada inscrito poderá seguir uma jornada temática ou acessar conteúdos diversos de acordo com sua preferência.

Sobre Food Design e a RedLaFD

Nossa ampla definição de Food Design inclui qualquer ação que melhore nossa relação com a comida nas mais diversas instâncias, sentidos e escalas. Essas ações podem referir-se tanto à concepção do produto ou material comestível em si quanto ao seu contexto, espaços, interfaces, experiências, sistemas, processos, práticas e territórios envolvidos com os alimentos.

 

O Food Design nos convida a colocar a comida em perspectiva e nos capacitar para nos conectar, ver e entender o que está acontecendo ao nosso redor, começando por nós mesmos com as mudanças desejadas, estendendo-se à comunidade, social, política e outras áreas onde a comida está presente.

Food Design é uma visão construída para caminhar em direção a uma melhor qualidade de vida em relação à alimentação e tudo o que ela implica, desde o básico e vital que é a nossa ligação com ela, até a infinidade de consequências inerentes à alimentação e ao comer, como saúde, cultura, identidade, produção, economia e assim por diante. 

Essa definição vai além da intersecção entre design e comida, pois estamos em um momento crítico mundial no que diz respeito a muitas questões básicas da vida, onde os paradigmas atuais entram em colapso por conta própria e novos caminhos são necessários.

Para Luiz Mileck, co-organizador do evento “Food Design é uma filosofia que motiva a prática de buscar conceitos metodológicos e soluções reais dentro do amplo universo da alimentação com o objetivo de impactar positivamente o planeta transformando, otimizando e regenerando os recursos limitados da natureza através da sensibilidade, criatividade e cultura humana”

Programação, informações e inscrições:

Ao todo serão mais de 200 cases nacionais e internacionais, 50 trabalhos acadêmicos inéditos, 50 palestrantes do Brasil, Argentina, Uruguai, Colômbia, Bolívia e outros países latinoamericanos, com nomes como Pedro Reisig, Andres Sicard e Cristian Uhlman entre os convidados.

 

Em breve todas as atividades e participantes serão divulgados. No Instagram da Rede Food Design Brasil e no site oficial do evento constam atualizações sobre a programação.

As Inscrições são gratuitas (mas limitadas) e podem ser feitas através do Sympla:

https://bit.ly/Replantar

via assessoria