S.C divulgação – Replantar

Curitiba recebe nos próximos dias 13 a 16 de outubro o Replantar – 9º Encontro Latino Americano de Food Design.

Durante quatro dias, a cidade terá oportunidade de descobrir diferentes cases de Food Design de toda a América Latina e do Mundo, e apresentará sua história e sua capacidade de cidade inovadora. Serão três dias de reuniões, conteúdos, networking e um dia de lançamento e descontração.

Promovido pela Red Latino-Americana de Food Design e pela Associação Locavorismo do Brasil, a nona edição busca apresentar o conceito amplo de Food Design para ainda mais setores, como o de negócios locais, criativos, indústria e serviços, além de estimular a troca de conhecimentos entre pesquisadores e profissionais sobre práticas mais sustentáveis – bem como apontar cenários para o futuro da alimentação e nutrição na América Latina.

A capital do Paraná desde 2014 é Cidade Criativa do Design segundo a Unesco. Em 2021 uma oportunidade de re-plantar um novo futuro para o mundo orienta a temática do evento.

Formato híbrido e interdisciplinar O Encontro terá uma agenda com foco no encontro à distância (online) com algumas atividades presenciais em Curitiba. Um verdadeiro festival que reúne formatos de conferências, palestras, workshops, exposições, vivências e outras ações.

O caráter transdisciplinar é privilegiado, com uma mistura de gastronomia, design, ciências sociais, empreendedorismo e conhecimento ancestral e implícito. O evento irá propor jornadas de atividades distribuídas por temas para que os participantes possam personalizar suas experiências de acordo com assuntos de seu interesse.

Ao acessar a página principal cada inscrito poderá seguir uma jornada temática ou acessar conteúdos diversos de acordo com sua preferência. Sobre Food Design e a RedLaFD

Nossa ampla definição de Food Design inclui qualquer ação que melhore nossa relação com a comida nas mais diversas instâncias, sentidos e escalas. Essas ações podem referir-se tanto à concepção do produto ou material comestível em si quanto ao seu contexto, espaços, interfaces, experiências, sistemas, processos, práticas e territórios envolvidos com os alimentos.

O Food Design nos convida a colocar a comida em perspectiva e nos capacitar para nos conectar, ver e entender o que está acontecendo ao nosso redor, começando por nós mesmos com as mudanças desejadas, estendendo-se à comunidade, social, política e outras áreas onde a comida está presente.

Food Design é uma visão construída para caminhar em direção a uma melhor qualidade de vida em relação à alimentação e tudo o que ela implica, desde o básico e vital que é a nossa ligação com ela, até a infinidade de consequências inerentes à alimentação e ao comer, como saúde, cultura, identidade, produção, economia e assim por diante. Essa definição vai além da intersecção entre design e comida, pois estamos em um momento crítico mundial no que diz respeito a muitas questões básicas da vida, onde os paradigmas atuais entram em colapso por conta própria e novos caminhos são necessários.

Para Luiz Mileck, co-organizador do evento “Food Design é uma filosofia que motiva a prática de buscar conceitos metodológicos e soluções reais dentro do amplo universo da alimentação com o objetivo de impactar positivamente o planeta transformando, otimizando e regenerando os recursos limitados da natureza através da sensibilidade, criatividade e cultura humana”. Programação, informações e inscrições

Ao todo serão mais de 50 cases nacionais e internacionais, 50 trabalhos acadêmicos inéditos, 20 palestrantes do Brasil e de outros países latinoamericanos, com nomes como Andrea Stambuk (Bolivia), Pedro Reisig (Argentina), Andres Sicard (Colombia), Elaine Azevedo (Brasil), Matilde Lombardi (Uruguai) e Cristian Uhlman (Brasil) entre os convidados. Ao longo dos 3 dias de evento online a RedLAFD convida os participantes para uma série de discussões sobre o Food Design Latino Americano.

Em meio a criação da comunidade Brasileira de Food Design Brasil foram convidados nomes de representantes dos Biomas Brasileiros para dialogar sobre o Food Design.

A programação trará também painéis de debates que trarão cases locais relevantes para os cenários econômico e cultural dentro do Food Design, além do painel acadêmico que reunirá uma seleção dos 10 melhores trabalhos enviados por pesquisadores do Brasil, América Latina e Europa. No último dia do encontro, será lançado o Observatório Brasileiro de Food Design que tem como principal objetivo mapear e fomentar ações de Food Design no Brasil. O evento será na Fazenda Urbana de Curitiba, um verdadeiro case de Food Design na cidade de Curitiba e transmitido via digital para todo o público.

O evento encerra com uma tradicional roda de mate promovida nos encontros latino americanos de Food Design, desta vez realizada em formato híbrido à partir de Curitiba e transmitida digitalmente em live no Instagram do evento.

As Inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do Sympla: https://bit.ly/Replantar

Programação completa e mais informações no site oficial do evento: https://www.fooddesign2021.org

via assessoria