
Pela primeira vez em 28 anos de história, o Grupo Fato começou uma turnê fora do Brasil. A experiência, com apresentações na Argentina e no Uruguai, mostrou a força universal da linguagem musical do grupo. Depois de apresentar o show Claro_Movimento, dirigido por Márcio Mattana nos dois países e em Porto Alegre (RS), em abril, a turnê chega a Curitiba. As apresentações acontecem nos dias 5, 6 e 7 de maio, na sala BLACK BOX – Centro Cultural Sistema FIEP, no bairro São Francisco.
Sobre a vivência de apresentar o show fora do país, o músico Ulisses Galeto, que está no grupo desde a primeira formação, conta que o público foi muito receptivo em todos as apresentações. “O que mais chamou a atenção do público foram os tamancos e a Tamancalha e também a nossa linguagem. O público queria saber onde a gente se enquadra nesse universo musical, que não é nem Música Popular Brasileira, nem World Music”, comenta.
É que desde a sua fundação, o Grupo Fato tem uma linguagem original, que pode ser conferida com bastante maturidade no show Claro__Movimento. O espetáculo é uma construção assinada pelo diretor teatral, iluminador, compositor e professor Márcio Mattana, que trabalhou com o Grupo Fato em “Lembra?”, show que marcou os 25 anos do grupo, em 2019.
O repertório do show, com cerca de 75 minutos de duração, tem 11 canções do álbum Claro_Movimento, outras quatro das mais marcantes da trajetória do grupo e ainda uma inédita, que reverencia os índios Nambiquara.
Os elementos cênicos escolhidos remetem às canções do grupo, que abordam temas e questões como movimento, transformação, paisagens, distâncias e passagem do tempo. A ideia é compor uma estética que remete aos viajantes exploradores e que se acentua pela luz e sombra ao longo do espetáculo. A iluminação, portanto, é o cenário do show, o que facilita o show itinerante.
Os figurinos têm assinatura da H-AL – Alexandre Linhares e Thifany F., dupla que veste o Fato desde 2011 e que trabalhou também com Elza Soares e outros artistas.
O Projeto é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura: Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba, com incentivo da Ademicon e do Shopping Mueller. Para as apresentações de Curitiba, o espetáculo conta com o apoio do Sesi Cultura Paraná, por meio do Edital Espetáculos e da cessão da sala Black Box do Centro Cultural Sistema Fiep – Unidade Dr. Celso Charuri, no centro de Curitiba. No show do dia 7, haverá transmissão ao vivo pelo Canal do YouTube do Sesi Cultura Paraná.
No show, todos os integrantes do grupo cantam e tocam, com os pés, os tamancos de fandango caiçara e a Tamancalha, instrumento batedor manual de tamancos criado especialmente para o grupo em 2002, já que sonoridades percussivas são bastante presentes nos arranjos.
No espetáculo, Grace Torres está nos teclados; Ulisses Galetto no baixo e violão; Priscila Graciano na bateria e percussão; Daniel Fagundes na guitarra, baixo e percussão e Andrezza Prodóssimo, no acordeom, teclados e percussão corporal.
O álbum está à venda no link: https://tratore.com.br/smartlink/claromovimento
Shows do Grupo Fato
5, 6 e 7 de maio, às 19h
ONDE: Sala BLACK BOX – Centro Cultural Sistema FIEP – Unidade Dr. Celso Charuri – Rua Paula Gomes, 270 – São Francisco – Curitiba PR
Entrada franca. Bilheteria abre 1 hora antes do espetáculo para a retirada de ingressos.
Comprovante de vacinação contra COVID-19 será solicitado na entrada.
via assessoria