S.C/Divulgação via assessoria – Melhor tiramisù clássico do mundo

A Pré-seleção Brasil para a Tiramisù World Cup 2023 – evento único do gênero – desembarca em julho deste ano por aqui, nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, com inscrições gratuitas para candidatos de todo o território nacional e vagas limitadas. No desafio mais doce do mundo, confeiteiros amadores preparam o popular doce italiano à base de café e queijo mascarpone. Em 2022, os vencedores ganharão uma Cooking Class online exclusiva com os campeões mundiais, além de terem acesso direto às próximas provas a serem realizadas no Brasil em 2023. O inverno fica mais doce com a Pré-seleção Brasil. Inscreva-se também para participar do desafio mais gostoso do ano.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial do evento, enquanto durarem as vagas. Este ano, os candidatos irão se enfrentar apenas na categoria Receita Original, que prepara o tiramisù clássico, usando obrigatoriamente seis ingredientes: biscoitos savoiardi, café, açúcar, queijo mascarpone, ovos e cacau. Não serão permitidos itens adicionais nem bebidas alcoólicas. Todos os ingredientes obrigatórios serão fornecidos pela organização do evento, bem como o prato onde o doce será servido. As demais normas devem ser conferidas no link “Regras” da página oficial <https://tiramisuworldcup.com/pt-br/regras/ >.

Organização planeja mais eventos até novembro

São Paulo será a primeira a sediar as provas este ano, em 29 de julho, na unidade de Guarulhos do IGA – Instituto Gastronômico das Américas. Já a etapa do Paraná será realizada em Curitiba, na unidade de gastronomia do Centro Europeu. A prova será realizada no dia 6 de agosto, sob supervisão do chef italiano Massimiliano Morabito, da Osteria Capitolina. A cidade de Joinville vai hospedar a etapa de Santa Catarina, em 13 de agosto, no Centro de Cultura Dante Alighieri. A programação completa com endereços e horários está disponível no site oficial <https://tiramisuworldcup.com/pt-br/pre-selecao-brasil-2022/>.

Gillo Brunisso, responsável pelo evento no Brasil, ressalta que, apesar de a pré-seleção deste ano ainda não ser o desafio oficial, trata-se de uma grande oportunidade de treinamento que não deve ser desperdiçada pelos interessados:

Antes da prova, todos receberão dicas preciosas de um chef profissional e poderão aprender na prática. É importante agradecer pela confiança da empresa Matilde Vicenzi, que nos patrocina e fornece os autênticos biscoitos savoiardi, e à importadora Calimp, que traz o ótimo mascarpone utilizado nas receitas. Na verdade, estas são apenas as três primeiras provas de uma série de eventos que pretendemos organizar até novembro no Brasil!”, revela Brunisso.

Já Francesco Redi, da agência de turismo gastronômico Twissen Group, organizadora da Tiramisù World Cup, na Itáliaestá ansioso para conhecer o desempenho dos brasileiros: “Estou muito animado com este novo desafio da Pré-seleção Brasil para a Tiramisù World Cup 2023, que finalmente aterrissa do outro lado do oceano. Agradeço aos colaboradores que trabalharam para que esses eventos fossem possíveis e também aos candidatos que vão participar. Não vejo a hora de conhecer os tiramisù vencedores desta Pré-seleção! Quem sabe o futuro campeão da Tiramisù World Cup 2023 não estará entre eles?”, pergunta. A Tiramisù World Cup é um desafio para confeiteiros amadores, realizado anualmente na Itália, em Treviso, no Vêneto.

Christian Saldi, diretor da Matilde Vicenzi, fornecedora oficial dos biscoitos savoiardi, é outro que está empolgado: Não há melhor sobremesa italiana do que o tiramisù, e não há tiramisù sem nossos autênticos savoiardi. Estamos muito felizes em apoiar a pré-seleção brasileira na Tiramisù World Cup 2023. O Brasil é um dos maiores mercados da Matilde Vicenzi de Verona (Itália), que atua desde 1905. Esperamos que um dos vencedores deste ano esteja conosco em 2023, na linda região italiana do Vêneto. Que vença o melhor!”, convoca.

Para Rogerio Gobbi, diretor de Gastronomia do Centro Europeu, que vai sediar a etapa Paraná, os candidatos precisam, antes de tudo, gostar da cultura gastronômica da Itália:

É necessário ser fiel às técnicas, aos produtos italianos e, claro, apreciar a arte da confeitaria e das sobremesas”, aconselha.

A Pré-seleção Brasil é organizada pela Tiramisù World Cup <https://tiramisuworldcup.com> e pelo site Jardim Italiano (www.jardim.it), um portal de conteúdo sobre cultura, personalidades e variedades da Itália. O evento acontece em parceria com a Natural Café, de Curitiba, além de patrocínio da empresa alimentícia italiana Matilde Vicenzi e da Calimp Importadora, de São Paulo. Conta ainda com apoio institucional do Consulado Italiano do Paraná e de Santa Catarina, da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Paraná, além da FIC Brasile – Federazione Italiana Cuochi e a Tiramisù Academy Brasil.

Os candidatos durante a prova 

Harmonia e intensidade são importantes na receita

Todos os participantes devem ser confeiteiros amadores e maiores de 18 anos. A avaliação dos candidatos deve preencher requisitos como a prática de execução da receita, o equilíbrio da montagem, a aparência, o sabor, a harmonia e a intensidade do paladar. A banca de jurados é composta por chefs de cozinha, jornalistas e autoridades locais.

Os interessados em participar da Pré-seleção Brasil para a Tiramisù World Cup 2023 devem ser candidatos amadores, sem atuação profissional no setor de Gastronomia. Outras informações e os requisitos básicos para participar estão disponíveis no site oficial do evento.

Pré-seleção Brasil para a Tiramisù World Cup 2023

São Paulo: 29 de julho – Paraná: 6 de agosto – Santa Catarina: 13 de agosto

Preço: gratuito – Prazo: enquanto houver vagas

Inscrições: https://tiramisuworldcup.com/pt-br/pre-selecao-brasil-2022/

fotos S.C divulgação via Assessoria Tiramisù World Cup – Brasil