IMG_4213
Di Paolo crédito da foto B.B divulgação

Crocante por fora, suculento por dentro e impregnado de sabores que atravessam gerações, o galeto al primo canto é mais do que um prato no cardápio do Di Paolo é a alma da casa. Marinado por horas em uma mistura delicada de ervas frescas, sálvia e vinho branco, e assado lentamente na brasa, ele é o símbolo máximo da herança gastronômica trazida pelos imigrantes italianos ao sul do Brasil.

IMG_4233

Di Paolo Curitiba foto B.B divulgação

A receita emblemática é servida como parte da tradicional sequência italiana, que compõe uma verdadeira celebração da mesa farta. O roteiro começa com a sopa de capeletti in brodo receita da nonna, remetendo aos almoços familiares de domingo seguida de pão colonial, salada de folhas verdes e radicci com bacon, polenta nas versões frita e brustolada, além de queijo à dorê, exclusivo da casa.

IMG_4220

Massas com molhos variados foto B.B divulgação

Sete tipos de massas e nove molhos completam o banquete, que termina com o clássico sagu da Serra Gaúcha ao vinho bordô seco, acompanhado de creme.

IMG_4226

Mais do que uma refeição, o Di Paolo oferece uma experiência sensorial completa. O modelo de serviço em sequência resgata as tradições dos colonos italianos e proporciona uma imersão no modo de vida que moldou os hábitos alimentares da região sul do país. Cada garfada carrega história, cultura e afeto.

Fundado em 1994, no município de Garibaldi (RS), por Paulo Geremia, filho de imigrantes italianos vindos da província de Vicenza, o restaurante nasceu da memória afetiva e do amor pelas raízes. Paulo, o 12º filho de uma família numerosa, transformou a cozinha de seus antepassados em um empreendimento que, hoje, ultrapassa fronteiras regionais.

Em franca expansão, o Di Paolo já se faz presente em cinco estados brasileiros, com 28 unidades no total sendo 18 no modelo tradicional, 9 no formato Expresso Di Paolo (voltado a praças de alimentação e atendimento rápido), e 1 rooftop, o sofisticado Dipa Rooftop, localizado em São José dos Campos (SP), que combina gastronomia e coquetelaria em ambiente contemporâneo.

No Rio Grande do Sul, berço da marca, os restaurantes estão em Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Garibaldi, Gramado, Porto Alegre, Novo Hamburgo e Recanto do Maestro. Santa Catarina abriga unidades em Itapema e, em breve, Chapecó. No Paraná, a marca atua em Curitiba. Já São Paulo concentra boa parte da operação, com unidades em bairros como Vila Olímpia, Pinheiros, além de Campinas, Sorocaba, São José dos Campos, Campos do Jordão e no Lar Center. A mais recente inauguração foi no Rio de Janeiro, no bairro da Barra da Tijuca.

IMG_4237

crédito da foto B.B

Para 2025, a rede prevê a abertura de mais seis unidades, incluindo novos formatos: Dipa Galeto e Grelhados, previstos para os shoppings Tamboré (SP) e Barra (RJ); e quatro novas casas no estilo tradicional Di Paolo, nas cidades de Barra (RJ), Foz do Iguaçu (PR), Chapecó (SC) e Torres (RS).

Os números impressionam: são quase 2 milhões de refeições servidas em 2024, com mais de 600 toneladas de galeto e 300 toneladas de polenta consumidas. Por trás desse sucesso, estão mais de 750 colaboradores, comprometidos em oferecer hospitalidade e sabor em cada detalhe.

O Di Paolo não é apenas um restaurante, é uma ponte entre gerações. Um negócio que se sustenta na valorização da cultura, da boa comida e das histórias de famílias que cruzaram o oceano levando consigo receitas, valores e um profundo respeito à mesa farta. Assistir ao documentário dos 30 anos do Di Paolo é compreender como a gastronomia pode preservar uma memória viva, compartilhada a cada nova abertura de guardanapo.

com assessoria