Para celebrar o Natal a Isabela sugere harmonização de prato principal e sobremesa com vinhos

Vinhos fortificados combinam perfeitamente com a sobremesa para a ceia e o Merlot é o mais indicado para acompanhar a lasanha no almoço do dia seguinte

Para celebrar o Natal, a Isabela, marca de massas e biscoitos da Região Sul, que completou 60 anos este ano, sugere harmonizações saborosas para a ceia de Natal e o almoço do dia seguinte. Para ocasiões especiais, os vinhos são sempre deliciosas opções assim, a sugestão é aproveitar essa data em grande estilo com refeições cheias de sabor.

 

Para a ceia de Natal, a sugestão da marca é a sobremesa Cheesecake de Figo com Palitos de Chocolate. Esta receita fica perfeita com um vinho doce fortificado, como o famoso Vinho do Porto. As uvas do vinho do Porto são produzidas e vinificadas na região do Douro, em Portugal, e a bebida envelhece em pipas de madeira nas caves de Vila Nova de Gaia, na cidade do Porto. Durante o processo de vinificação, é adicionado aguardente de uvas à bebida, resultando em um néctar doce e bastante alcoólico, com aromas de frutas secas e sabor de passas e figos.

Outra sugestão, além do vinho do Porto, para sobremesas que levam frutas secas e chocolate na receita, são os deliciosos vinhos fortificados (também chamados de licorosos). Vinícolas do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, produzem deliciosas opções com uvas tintas ou brancas. Escolha um desses vinhos e utilize-o também na receita da sobremesa.

 

Para o almoço do dia 25 de dezembro, a sugestão da Isabela é a Lasanha de Pernil ao Molho Rosé. A carne de porco tem um sabor delicado e o molho rosé, temperado com o cravo em pó, dá um toque aromático e adocicado a esta deliciosa lasanha. Para harmonizar com vinho, a indicação da marca é um vinho tinto seco, leve e frutado, como os deliciosos tintos produzidos no Vale dos Vinhedos com a uva Merlot.

Os vinhos do Vale dos Vinhedos são reconhecidos internacionalmente por sua qualidade e frescor. A região tem tanta importância para a viticultura do País que recentemente conquistou a primeira Denominação de Origem (norma que estabelece toda a produção de uvas e o processamento da bebida) brasileira. Tal qual as massas, os vinhos produzidos ali representam o legado deixado pelos imigrantes italianos que chegaram à região no fim do Século XIX.

 

Dica para uma boa harmonização com massas:

Disseminado pelos romanos, o vinho é a combinação perfeita para uma boa refeição. Devido a sua grande diversidade e riqueza em aroma e sabor, é possível fazer inúmeras sugestões para o mesmo prato. No caso das massas, a harmonização depende basicamente do molho escolhido: quanto mais suave seu sabor, mais leve e delicado deve ser o vinho. O segredo é simples: basta não deixar que o vinho se sobreponha ao prato e vice-versa.

Confira as receitas abaixo e se delicie com essas harmonizações da Isabela para você.

Cheesecake de Figo com Palitos de Chocolate

 

doce isabela

 

Ingredientes:

 

Para a calda

8 figos roxos frescos, com casca e bem limpos (400 g)

1 ½ xícara (chá) de açúcar mascavo

¾ xícara (chá) de vinho do Porto

½ xícara (chá) de nozes quebradas grosseiramente

 

Para a base

3 embalagens de Palitos Isabela (210 g)

3 colheres (sopa) de manteiga

 

Para o recheio

3 embalagens de cream-cheese (450 g)

4 ovos grandes

¾ xícara (chá) de açúcar

 

Para decorar

½ xícara (chá) de mel

3 ½ embalagens de Palitos Isabela (245 g)

 

Modo de Preparo:

 

Prepare a calda: com a ponta de uma faca pequena retire o miolo (extremidade aberta) dos figos e corte-os em 4 partes.

Em uma panela coloque o açúcar mascavo com o vinho do Porto. Leve ao fogo baixo e deixe ferver por 1 minuto. Junte os figos e cozinhe em fogo baixo por cerca de 5 minutos para que amoleçam um pouco e fiquem bem brilhantes. Deixe esfriar e mantenha em geladeira até o momento de servir.

 

Prepare a base: triture os palitos até formar uma farofa e coloque em uma tigela. Junte a manteiga e amasse com as mãos para obter uma massa granulosa. Com essa massa forre o fundo de uma forma redonda (22 cm de diâmetro) de fundo falso. Reserve em geladeira.

 

Prepare o recheio: na tigela da batedeira coloque o cream-cheese, os ovos, o açúcar e bata em velocidade média por 20 minutos. Despeje sobre a base e leve ao forno médio (180° C), preaquecido, por cerca de 50 minutos ou até que as bordas estejam levemente douradas, com o centro ainda um pouco cremoso. Deixe esfriar, desenforme e mantenha em geladeira.

 

Decore o cheesecake: com um pincel espalhe o mel em toda a volta do cheesecake, bem rente à base, e “grude” os palitos, lado a lado. Finalize com uma fita e laço. Misture as nozes na calda e distribua sobre a superfície do cheesecake. Deixe na geladeira até o momento de servir.

 

Rendimento: 10 porções

Tempo de Preparo: 1 hora

 

Dica do Chefe: Se preferir você pode substituir os figos por morangos frescos.

 

lasanha isabela

Lasanha de Pernil ao Molho Rosé

 

Ingredientes:

 

Pernil (marinada)

6 tomates maduros

1 folha de louro

3 dentes de alho

2 cebolas médias

1 xícara (chá) de vinho branco seco

2 colheres (sopa) de sal

2,5 kg de pernil suíno sem osso

¼ xícara (chá) de azeite

 

Molho rosé

5 kg de tomate maduro

2 folhas de louro

6 dentes de alho

4 cebolas grandes

sal a gosto

1 colher (chá) de cravo em pó

½ xícara (chá) de azeite

500 ml de creme de leite fresco

 

Para montar a lasanha

2 embalagens de Lasanha Festonada Isabela (1 kg)

500 g de queijo provolone ralado grosso

 

Modo de Preparo:

 

Pernil

– No liquidificador bata os tomates com o louro, o alho, a cebola, o vinho e o sal. Acomode o pernil em uma tigela grande, faça alguns furos na carne e despeje a marinada. Cubra com filme-plástico e leve à geladeira por no mínimo 6 horas, virando-o por 2 ou 3 vezes para que o tempero fique em contato com todos os lados.

– Em uma panela de pressão grande, aqueça o azeite e doure o pernil. Junte a marinada, cubra com água quente e cozinhe por cerca de 40 minutos após abrir pressão. Desligue o fogo, espere até que toda a pressão tenha saído, abra a panela e veja se a carne está macia. Deixe esfriar e desfie em lascas grandes. Reserve.

 

Molho

– Bata todos os ingredientes do molho no liquidificador, exceto o azeite e o creme de leite. Em uma panela grande aqueça o azeite, despeje o molho e cozinhe em fogo médio por 20 minutos ou até engrossar levemente. Junte o creme de leite, misture e reserve.

 

Monte a lasanha: em uma assadeira grande (27 X 42 x 7 cm de altura) espalhe um pouco do molho rosé. Intercale camadas de massa, molho rosé, pernil e provolone ralado, sendo a última camada de provolone. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180º C), preaquecido, por 40 minutos. Retire o papel-alumínio e deixe por 10 minutos no forno para gratinar.

 

Rendimento: 20 porções

Tempo de Preparo: 1 hora

Dica: aproveite sobras de pernil assado para preparar essa receita! Basta preparar o molho e montar a lasanha.

Para mais informações sobre a Isabela, acesse www.isabela.com.br

fotos: divulgação