Festival de Carne de Onça de Curitiba fortalece o prato como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade

Evento realizado em setembro teve 7.500 petiscos vendidos nos 21 bares participantes.

B.B via assessoria

Realizado pelo portal Curitiba Honesta, o 6º Festival de Carne de Onça de Curitiba terminou domingo, dia 2 de outubro. No período de três semanas, foram vendidas 7.496 carnes de onça nos 21 bares participantes. Foram consumidos 750 quilos de carne e 350 quilos de cebola. 

Os proprietários dos estabelecimentos comemoram os resultados. Segundo Gastão Berndt, proprietário do GastBier, o festival dobrou o movimento do pub e ainda trouxe muitos clientes novos. Já Sandro Scherruth, gerente do bar Canabenta, conta que houve dias em que a casa chegou a triplicar o faturamento. Ele também percebeu a presença de novos cliente que foram conhecer a casa.

Sérgio Medeiros, da Curitiba Honesta, observa: “temos a certeza que a cada festival de carne de onça o prato fica mais popular e se fortalece como patrimônio cultural de Curitiba”.

Já está tramitando na Câmara Municipal de Curitiba um projeto de lei para que o Festival de Carne de Onça de Curitiba faça parte do calendário oficial da cidade. Segundo Medeiros, também está sendo organizada a Associação dos Amigos da Carne de Onça de Curitiba, primeiro passo para solicitar ao INPI a DOC, denominação de origem controlada para a carne de onça.

NÚMEROS DO FESTIVAL:

7496 carnes de onça.

750 kg de carne

350 kg de cebola

7496 fatias de broa

100 litros de azeite de oliva                

370 maços de cebolinha.               

O 6º Festival de Carne de Onça tem o patrocínio da Gold Food Service, cervejaria Roots, Its BBQ Time e Broa Curitiba Honesta Aquarius. Apoio: Abrasel-PR, Instituto de Turismo de Curitiba, Curta Curitiba e Onça Cerâmica Artesanal.

via assessoria