Uma nova proposta de clube de vinhos promete transformar a experiência de consumo , unindo espumantes autorais, arte latino-americana e uma estrutura de negócios em rede. Trata-se do Clube do Espumante Frida, idealizado pela artista plástica, poeta e sommelier Vera Itajaí, que propõe não só a degustação de rótulos exclusivos, mas também o fortalecimento da cultura e do empreendedorismo colaborativo.

O clube nasce com um modelo inovador, os associados não precisam manter estoque nem vender diretamente. Funciona por meio de indicações, em um sistema de afiliados que estimula encontros, trocas de experiências e ainda oferece a possibilidade de renda recorrente. “É uma confraria entre amantes do vinho que querem ir além do consumo passivo. Você compartilha e ainda pode ganhar com isso”, explica Vera.

A proposta surge em um contexto promissor. O setor de clubes de assinatura movimentou R$ 1,5 bilhão em 2023 no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), com destaque crescente para alimentos e bebidas. Os clubes de vinhos se beneficiam da digitalização e da mudança no comportamento do consumidor, que agora valoriza mais a vivência e o vínculo com a marca do que apenas o produto final.

Inspirado na icônica artista mexicana Frida Kahlo, o Clube do Espumante Frida foi desdobrado a partir do já consolidado Clube Amigos do Vinho, criado há mais de dez anos por Vera. Com nome oficialmente registrado, o novo projeto homenageia a figura que influencia a obra e a trajetória da curadora, que também coordena em Curitiba um instituto de arte com o maior acervo sobre Frida da América Latina.

Mas a iniciativa vai além do vinho. Vera pretende instalar um museu dedicado a Frida Kahlo em um casarão histórico de aproximadamente 1.500 m² em Curitiba. “Há muitos imóveis abandonados na cidade que poderiam ser revitalizados com arte, cultura e acessibilidade”, defende. O projeto arquitetônico do museu já foi protocolado junto à prefeitura e inclui o uso de espaços para exposições, eventos e formação artística.

A curadoria sensorial se estende às garrafas, os espumantes Moscatel Rosé e Brut, primeiros lançamentos do clube, exibem rótulos ilustrados por Vera, que há mais de quatro décadas se dedica à pintura e escultura. Assim, o Clube do Espumante Frida se consolida como uma experiência plural ,onde cada taça carrega história, identidade e propósito.

Clube do Espumante Frida

@fca.clubeespumantefrida
[email protected]
https://fca-clubedoespumantefrida.com/
Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 624, Centro – Curitiba, PR
.

com assessoria