Pequenas mudanças podem contribuir, e muito, para tornar o mundo um lugar melhor. E o caminho para uma alimentação mais saudável, sustentável e sem sofrimento animal é possível e não depende de receitas complexas e nem ingredientes caríssimos. O bom e velho arroz e feijão já fornece todas as proteínas que o nosso organismo precisa.
O caderno de receitas desenvolvido pela MFA ensina a fazer um feijão saboroso, um arroz soltinho, e a proteína de soja sem complicações. O material também ensina a montar um prato balanceado sem produtos animais e enumera os principais alimentos usados para substituir o ovo e o leite, principalmente no preparo de bolos e pães.
Para colocar todos estes ensinamentos em prática, o livro também oferece receitas criativas e fáceis de fazer, para que você, no seu dia a dia, possa aumentar o consumo de cereais, verduras e legumes e diminuir o de proteína animal. Entre elas, o molho bolonhesa de lentilha, que é par perfeito para a macarronada; e o estrogonofe de grão-de-bico com creme de leite de inhame, que além de saboroso, é muito nutritivo.
Dia Mundial do Veganismo
O Dia Mundial do Veganismo é comemorado em novembro desde 1994 e durante toda a semana, uma série de eventos são programados em todo o mundo. A data foi escolhida por Louise Wallis, presidente da The Vegan Society, na Inglaterra, para homenagear o 50º aniversário de fundação da organização e a invenção dos termos vegano e veganismo.
Embora não existam dados oficiais que estimem o número de veganos e vegetarianos no mundo, segundo algumas pesquisas independentes sugerem um crescimento significativo destes números. De acordo com o site Veganbusiness, há cerca de 5 milhões de veganos e vegetarianos no Reino Unido (o que corresponde a 7% da população). Nos Estados Unidos, este número sobe para 11 milhões de pessoas; e no Brasil, dados apontam que 7 milhões de pessoas se declaram veganas.
Para ter acesso ao caderno de receitas Feijão com Arroz, basta acessar o site feijaocomarroz.org.br e fazer o seu cadastro. No perfil do MFA no Instagram (@mfabrasil), é possível encontrar mais informações e receitas para quem já é vegano ou para quem quer diminuir as quantidades de proteína animal de sua alimentação.
• A cenoura pode ser substituída por diversos outros legumes ou cogumelos.