
No Dia Nacional do Sommelier (29/08), o destaque vai para José Vinícius Chupil, responsável por uma das adegas mais completas e premiadas do país. À frente da carta do DUQ Gastronomia, em Curitiba, ele assina uma seleção com 897 rótulos de 47 países, que combina diversidade, clareza e acessibilidade.
Premiado como Melhor Sommelier de Curitiba pelo Prêmio Bom Gourmet (2023) e duas vezes vencedor do Melhores da Taça da revista Prazeres da Mesa, Chupil é reconhecido por democratizar o universo do vinho com conhecimento técnico e sensibilidade. Sua curadoria começou dois anos antes da abertura do restaurante, com atenção a cada detalhe: desde a climatização da adega, passando pela escolha de taças específicas para cada uva, até a harmonização invertida, onde os vinhos inspiram os pratos do chef Felipe Miyake.
Exemplo disso são as Rãs à provençal, criadas para brancos e espumantes, a Codorna ao molho chasseur que nasce do Pinot Noir, e o Stinco de cordeiro pensado para rótulos mais encorpados.
Enquanto o consumo global de vinhos recua, o Brasil cresce no setor e Chupil acompanha essa transformação de perto, atento a tendências como vinhos sem álcool, espumantes e práticas sustentáveis. Mais do que premiado, ele se firma como referência na nova geração de sommeliers: um profissional que aproxima o vinho das pessoas e transforma o serviço em experiência.
com assessoria