Novo menu do Hai Yo.

Bárbara Browne mesadividida@gmail.com
IMG_0604

Ostras do Hai Yo crédito da foto Bárbara Magalhães Browne

Gente, que noite. Se você acha que já viu de tudo na gastronomia curitibana, segura essa ostra!

Fui conhecer o Hai Yo, restaurante comandado pelo talentosíssimo chef Lucas Coelho, e saí de lá completamente rendida, emocionada e  claro , cheia de vontade de voltar. E olha, o nome do menu que experimentei e eu mesma batizei  Menu Ostra( vozes da minha cabeça o chef não falou que era esse o nome ) . Só que não tem nada de “ostrinha na manteiga”. É uma ópera em quatro atos, cada um melhor que o outro.

Começamos, claro, com a ostra. Mas não qualquer ostra: essa chega elegante na casca comestível! Sim o chef criou uma casca, igual a original só que essa você pode comer. E a ostra vem perfeita com flor de sal, gema de codorna (que dá cremosidade), ovas com yuzu que explodem na boca, ikura (sim, aquela ovinha suculenta de salmão), e pó de hibisco por cima, só pra mostrar que a vida é bela. Foi tipo um mergulho no mar com um toque de poesia.

Na sequência, veio o atum, marinado no ponto certo,  chegou como sashimi e trouxe junto um mel de pimentaque fez meu paladar revisitar memórias  O gengibre ralado veio pra limpar a alma e preparar meus sentidos  para o que viria depois…

E aí entrou em cena o curry vermelho, meu Deus do céu!. Uma tigelinha de felicidade com carabineiro, lula, mexilhão… tudo isso mergulhado num curry tailandês cremoso e um pouco picante. Mas o pulo do gato? Lichia e amendoim. Essa combinação doce-crocante-picante me fez fechar os olhos e dar aquela respirada profunda tipo jurada de reality show gastronômico. O coentro, claro, estava lá, na medida certa.

Pra fechar, o mochi. Uma releitura do clássico Sakura Mochi, mas com recheio de ganache de chocolate meio amargo, amarenae um toque sutil de pimenta dedo de moça. É o tipo de sobremesa que te abraça e dá aquele beijo de boa noite. Doce, intenso, com aquele “quê” provocante no final. Sim, estou falando de comida ainda.

Resumo da ópera , o menu  que eu batizei de Ostra é ousado, sensorial e lindamente executado. O Hai Yo é daqueles lugares onde cada prato conta uma história e o chef Lucas Coelho é, honestamente, um narrador maravilhoso. Se eu recomendo? Recomendo com entusiasmo, fome e vontade de repetir tudo. Vá. Sério. Vá.

 Hai Yo Restaurante

Rua Visconde de Nácar, 1424 – Centro, Curitiba – PR, 80410-201

Telefone: (41) 99961-1599

fotos com meu celular