Amar a cultura e especialmente os sabores da Espanha é tarefa fácil, mas o Pepita promete ao público curitibano tradição  e novidade nessa prazerosa tarefa.

Inaugurado há poucos dias no coração da cidade, o Pepita fica na Rua Saldanha Marinho, numa das regiões que mais têm chamado a atenção do público pela concentração de bons bares e restaurantes , onde antes a cidade era escura e pouco ocupada durante as noites.

Em meio aos prédios, no beco carregado de nostalgia – formado por um corredor de paralelepípedos clássicos da antiga Curitiba – habita o Pepita e, junto dele, outros bons espaços gastronômicos e (charmosa surpresa) uma antiga mecânica de carros.

Nesse contexto que tanto surpreende pela atmosfera de “rua aconchegante”, o Pepita acolhe os visitantes com meia-luz e um cardápio espanhol que tem como fio condutor as tão queridas receitas de família.

Os experientes sócios Pedro Sorroche Vieira e Mario Ferrari apostam no serviço clássico espanhol e no tempero da família Sorroche como o ouro da casa, além de um serviço novo para a cidade e que é inspirado nos tradicionais bares de tapas espanhóis: o cliente pede uma bebida e ganha sua tapa para acompanhar a refeição e a boa música.

Importantes em relação à construção do cardápio são justamente os meios para se chegar aos pratos finais.

No cuidado de observar os processos da cozinha-que-se-faz-em-casa, o cardápio do Pepita investe na técnica e no cuidado com a fase de produção para diferenciar seu paladar.

Um exemplo são as Croquetas de Rabo de Toro, receita da família, que para chegarem à mesa são construídas por inteiro na cozinha do bar: “A gente cozinha o rabo, faz a redução do molho, prepara o bechamel e é assim que estamos trabalhando”.

Outra receita de família no cardápio do Pepita e que traduz muito bem a alma da casa são as Tortillas. “Esse é um prato bastante afetivo pra mim…meu avô Paco sempre fazia tortilla para o meu lanche da tarde. Comíamos com pão. É um prato extremamente simples mas que quando bem executado é saborosíssimo. E acho que o Pepita é um pouco isso, a simplicidade traduzida em uma explosão de sabores”. Quem explica é Pedro Sorroche Vieira, que administra o bem-sucedido Ginger Bar, vizinho do Pepita e empreendimento reconhecido nacionalmente pela inovação na imensa carta de gins, seus drinks e pela estética burlesca.

No Pepita, a carta de vinhos conta hoje com cerca de 25 rótulos, especialmente da Espanha e de Portugal, mas também os sul-africanos, australianos e latino-americanos, além de um projeto futuro de trabalho com os rótulos orgânicos, biodinâmicos e advindos de pequenos produtores.

É nessa levada cultural e afetiva que o Pepita chega à noite curitibana, servindo tapas, vinos e drinks que prometem, além de sabor, uma nova experiência para o grande público que brinda a Espanha.

Pepita Bar  Rua Saldanha Marinho, 1220, fundos, Curitiba, Brasil. ]

De quarta a sábado, das 18h às 23h. @pepitatapasbr

fotos  Nakayana – divulgação com  assessoria  release  por Raquel Moraes