PHOTO-2025-10-02-11-16-31
A confeiteira Katja Walter -crédito da foto Lucas Dippmar divulgação

O Natal em Pomerode 2025 promete mais do que luzes e decoração, trará à cidade uma oportunidade rara de aprendizado gastronômico com uma especialista diretamente da Alemanha.

A confeiteira Katja Walter, referência nacional no preparo do Stollen o tradicional pão doce natalino alemão , estará em Pomerode para ministrar uma oficina voltada a padeiros e confeiteiros locais, compartilhando técnicas e tradições centenárias.

A proposta da vinda de Katja, segundo o secretário de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico, Manfredo Goede, é criar um legado técnico e cultural que vá além das festas. “Queremos que o evento traga benefícios permanentes à cidade, com qualificação para profissionais e mais atrativos aos visitantes ao longo do ano”, explica.

Katja Walter comanda a histórica Confeitaria Walter, em Erzgebirge, região alemã conhecida como a “Terra do Natal”. Seu Stollen ganhou projeção nacional em 2015, quando ela foi finalista do programa “O Melhor Padeiro de Natal da Alemanha”, da emissora ZDF. Em 2024, sua confeitaria foi destacada pela prestigiada revista Feinschmecker como uma das melhores do país. Entre suas inovações, está o sistema de venda online do doce natalino, com entrega em todo o território alemão.

O famoso Stollen, conhecido informalmente como o “panetone alemão”, também estará disponível para o público no Mercado de Natal, que ocupará o Centro Cultural de Pomerode. As datas da oficina e programação completa do evento devem ser anunciadas em breve.

Além da gastronomia, o Natal em Pomerode que acontece de 26 de novembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026  terá uma programação ampla com espetáculos, decoração inédita, iluminação especial, desfile de lanternas e atrações espalhadas por diversos pontos da cidade. O evento é organizado pela prefeitura em parceria com entidades como a Associação Visite Pomerode, Acip, CDL, rotas turísticas e clubes locais.

Um Natal onde tradição, cultura e sabor caminham lado a lado e onde a estrela da ceia pode muito bem ser um autêntico Stollen alemão, feito com técnicas aprendidas direto da fonte.

com assessoria