O Centro de Orientação e Controle de Excepcionais de Curitiba (COCEC), mantenedora da Escola Nilza Tartuce, unidade do Passaúna, é a instituição da região da capital paranaense selecionada na edição 2021 do edital “Ideias para um Mundo Melhor”, iniciativa da Coca-Cola FEMSA Brasil, que busca incentivar e fortalecer projetos sociais de instituições sem fins lucrativos atuantes em prol do desenvolvimento sustentável. O projeto ‘Recria Resíduos’ foi o escolhido para receber aporte de R$ 50 mil da companhia e deve ser desenvolvido em um prazo de 12 meses.
A iniciativa visa promover educação ambiental, sustentabilidade e inclusão, através de oficinas de criação de materiais pedagógicos feitos por alunos PCD’s com resíduos sólidos retirados da comunidade e da Represa do Passaúna. As atividades irão envolver palestras, ações de engajamento e conscientização no cuidado com o meio ambiente e a importância da coleta seletiva. O projeto atenderá de forma direta 63 estudantes com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA) e, indiretamente, 970 pessoas do público escolar das outras unidades COCEC e a comunidade. O TEA se refere a um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades de interação social, comunicação e linguagem podendo apresentar comportamentos repetitivos e restritos e causar prejuízo na aprendizagem.
Segundo a diretora da Escola Nilza Tartuce do Passaúna, Larissa Gabriele Ogliari Thomazi, o valor captado através do edital vai viabilizar esse projeto que contempla a preservação do meio ambiente e mobilização pela Represa Passaúna. “A transformação do lixo retirado em material pedagógico será destinado a estudantes da Rede Pública de ensino da cidade de Curitiba. A limpeza dos espaços e reuso dos materiais tem uma contribuição sustentável importante”, destaca Larissa. “Além disso, a ação será realizada por alunos com deficiência Intelectual e TEA, o que tornará ainda mais efetiva a inclusão de nossos estudantes no contexto social e comunitário. O aporte da Coca-Cola FEMSA Brasil possibilitará a viabilização de uma sala de arte que beneficiará não só os atuais alunos, mas também aqueles que ainda virão, como uma estrutura permanente a ser aproveitada por muitos anos”, finalizou a diretora da escola.
Outras cidades beneficiadas no Brasil
Neste ano, 11 entidades em seis estados estão sendo beneficiadas com os aportes da Coca-Cola FEMSA Brasil direcionados a iniciativas com potencial de atender cerca de 2 mil pessoas. As Organizações da Sociedade Civil (OSCs) contempladas estão distribuídas em cidades e regiões do entorno onde a companhia atua: Bauru, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes e Sumaré (SP), Antônio Carlos (SC), Porto Alegre (RS), Maringá e Curitiba (PR), Campo Grande (MS) e Brumadinho (MG). A lista de todos os vencedores está disponível no site https://
Em cinco anos, o edital “Ideias para um Mundo Melhor” já impactou positivamente mais de 20 mil pessoas por intermédio dos projetos selecionados. “Nossa meta é proporcionar crescimento pessoal, profissional e de inclusão para empoderar as comunidades e gerar bem-estar social nas regiões onde estamos presentes”, afirma Camila Amaral, diretora Jurídica e de Assuntos Corporativos da Coca-Cola FEMSA Brasil.
via assessoria