Aproveitando as festas de outubro, o Monthez Hotel & Eventos ensina o passo a passo para preparar esta iguaria, muito apreciada na região. A receita, que serve quatro pessoas, leva a assinatura do chef Heiko Grabolle e faz parte da seleção de preparações que constam em seu livro Cozinha Alemã.

marreco foto  receita hotel

Marreco recheado com repolho roxo

Ingredientes:

1 marreco inteiro sem miúdos

250 gramas de moela

50 gramas de fígado

50 gramas de bacon defumado

1 ovo

1 cebola picada

½ xícara de farinha de rosca

½ xícara de cheiro verde picado

Sal e pimenta do reino fresco

 Modo de Preparo:

Lavar o marreco e temperar por fora e por dentro com sal e pimenta do reino. Moer a moela e reservar numa tigela. Picar o fígado e o bacon e acrescentar à moela. Em seguida misturar com todos os ingredientes restantes até obter um recheio consistente e firme. Temperar com sal e pimenta do reino e rechear o marreco. Assar numa travessa em 160º C por aproximadamente 2 horas e meia. Uma dica importante é deglacear de 20 em 20 minutos com água e um pouco de óleo. Servir o marreco com repolho roxo, purê de maçã e batatas.

Repolho Roxo

Ingredientes:

1 repolho roxo cortado em tiras finas

1 colher (sopa) de sal

1 colher (sopa) de açúcar

150 ml de vinho tinto seco

50 ml de vinho do Porto

50 ml de vinagre de vinho tinto

1 maçã tipo Fuji cortada em pequenos cubos

2 folhas de louro

1 pedaço pequeno de canela em pau

Modo de preparo:

Misturar todos os ingredientes, amassar com a mão e reservar por 24 horas na geladeira. Colocar numa panela e ferver em fogo baixo sempre mexendo por aproximadamente 1 hora até ficar bem cozido e úmido. Obs: Caso necessário acrescente água para manter a umidade e sal e açúcar a gosto.

Maçã em calda

Ingredientes:

6 unidades de maçã;

1 unidade de laranja;

½ unidade de limão siciliano;

Ramos de canela em pau;

Açúcar ao gosto.

 Modo de preparo:

Lavar e descascar as maçãs. Deixar na água com um pouco de suco de limão siciliano. Cortar as maçãs em cubos pequenos (1 cm) e refogar junto com o açúcar numa pequena panela funda. Antes do açúcar começa a caramelizar junte o suco de uma laranja e um pouco de canela. Tampar a panela e deixar ferver lentamente. Quando a maçã estiver mole verificar o sabor. Misturar e deixar esfriar.

Monthez Hotel & Eventos
Rodovia Antônio Heil, 370, Km 29 – Brusque (SC)
Telefone: (47) 3251 3700
www.monthez.com.br
www.facebook.com/HotelMonthez
[email protected]