A Coca-Cola FEMSA é a maior engarrafadora do mundo em volume de vendas. A empresa produz e distribui bebidas das marcas registradas da The Coca-Cola Company, oferecendo um amplo portfólio de 154 marcas para mais de 290 milhões de consumidores a cada dia. Com mais de 80 mil funcionários, a empresa comercializa e vende cerca de 3,4 bilhões de caixas unitárias por meio de 2 milhões de pontos de venda por ano. Operando 48 fábricas e 292 centros de distribuição, a Coca-Cola FEMSA está comprometida com a criação de valor econômico, social e ambiental para todos os seus grupos de interesse em toda a cadeia de valor.
A companhia é membro do Índice de Sustentabilidade de Mercados Emergentes da Dow Jones, Índice de Sustentabilidade MILA Pacific Alliance da Dow Jones, FTSE4Good Emerging Index, dos índices IPC e de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Bolsa Mexicana de Valores, entre outros índices. Tem operações em determinados territórios no México, Brasil, Guatemala, Colômbia e Argentina e a nível nacional na Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Uruguai e Venezuela. Para mais informações, visite www.coca-colafemsa.com.
A COCA-COLA FEMSA BRASIL
No Brasil desde 2002, a empresa representa 49% do volume de produtos Coca-Cola no território nacional e atende 43% da população – ou cerca de 88 milhões de consumidores, distribuídos nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e em parte do Estado de Goiás. Das 10 fábricas que a companhia conta no País, duas ficam no Paraná. Uma na capital Curitiba e outra em Maringá, no Norte do estado.
FÁBRICA DE CURITIBA
Construída e inaugurada em 1946 pela Paraná Refrigerantes, a planta de Curitiba passou por diversos processos de renovação e modernização. Em 1995 passou a ser propriedade da Spaipa, empresa incorporada pela Coca-Cola FEMSA Brasil em 2013.
A fábrica conta com um programa de visitação que recebe grupos para visitas guiadas pré-agendadas. Apenas no último ano, foram realizadas 98 visitas e 3.395 pessoas tiveram a oportunidade de conhecer a planta e a sua operação.
A unidade curitibana conta com 5 linhas de produção, onde são produzidos produtos do portfólio da Coca-Cola em embalagens de lata, PET, vidro, BIB e copo (chá Matte Leão).
A planta conta com um Sistema de Gestão de Eficiência Energética baseado na ISO 50001 e ainda conta com as seguintes certificações: ISO 14001/2015, ISO 18001/2017, ISO 9001/2015 e FSSC 22000 v4.1.
A média de reciclagem total de resíduos secos da unidade foi de 98% e a eficiência no tratamento de efluentes foi superior a 96% no último ano.
Projetos e Ações de Sustentabilidade em Curitiba
Praça da Cidadania: foram realizadas duas edições em 2018, uma no mês de abril e outra em dezembro. No total, mais de 13.900 pessoas da comunidade do bairro Cajuru e arredores foram atendidas durante os dois eventos, que contaram com a participação de mais de 650 colaboradores da Coca-Cola FEMSA e parceiros.
Comitê de Desenvolvimento Social (Codes): ação local da companhia promoveu diversas ações de impacto na comunidade do bairro Cajuru, como arrecadação de agasalhos e material escolar, ações internas do Dia da Mulher, promoção do Natal Encantado em parceria com o PROVOPAR, arrecadação e doações de alimentos e produtos de higiene, beneficiando Casas Lares, Associações Assistenciais e Casas de Repouso da comunidade no entorno da unidade
Curso Capacitação de ONGs: em 2017, 40 ONGs participaram de cursos de capacitação para o desenvolvimento de projetos e se habilitarem a receberem recursos e investimentos da iniciativa pública e privada, inclusive da Coca-Cola FEMSA. Em 2019, esse número subiu para 49 ONGs participantes.
Edital – Ideias para um mundo melhor: Designa investimentos para ONGs que desenvolvem projetos que beneficiem a comunidade através da promoção do bem-estar, educação, vida ativa e o esporte.
Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias: previsto para ocorrer no dia 21 de setembro, a Coca-Cola FEMSA promove ação de limpeza e conscientização no Parque do Atuba, em parceria com a Ocean Conservancy.
Eventos de marketing: Caravana Iluminada de Natal Coca-Cola.
SUSTENTABILIDADE NA COCA-COLA FEMSA BRASIL
Desde 1993, a Coca-Cola FEMSA Brasil atua com a missão de gerar VALOR ECONÔMICO, AMBIENTAL E SOCIALem todos os lugares onde opera. Foco em três pilares:
Nossa Gente: Promoção do desenvolvimento dos colaboradores e suas famílias por meio de ações com foco em cultura e valores, desenvolvimento integral, treinamento e desenvolvimento
Nossa Comunidade: Contribuição para a criação de comunidades sustentáveis, a partir de iniciativas voltadas para estilo de vida saudável, abastecimento sustentável e desenvolvimento comunitário
NossoPlaneta: Mitigação do impacto ambiental das operações com forte atuação em três frentes: água, energia e resíduos
Alguns Projetos e Ações de Sustentabilidade
Edital ‘Ideias para um Mundo Melhor’: beneficia projetos sociais de ONGs que tenham como objetivo a atuação nas três principais temáticas ligadas à nossa estratégia de Sustentabilidade: meio ambiente, desenvolvimento comunitário e estilo de vida saudável. Os projetos ganhadores têm atuação em diversas comunidades do entorno de nossas unidades Coca-Cola FEMSA Brasil.Em sua terceira edição, abrange as cidades de Itabirito (MG), Porto Alegre (RS), Maringá (PR), Jundiaí, Sumaré e Marília (SP).
Formação e capacitaçãode ONGs: incentiva o pensamento estratégico e o fazer colaborativo e compartilha e discute a metodologia, a captação de recursos e a prestação de contas como parte do Edital ‘Ideias para um Mundo Melhor’. Mais de 300 participantes e mais de 200 ONGs impactadas.
Rede de Parceiros Sustentáveis: encontros para engajamento de fornecedores, onde são abordados temas de sustentabilidade e criadas redes de comunicação. Promove trocas de experiências e propicia a criação de um banco de práticas. Possibilita conexão entre as áreas de Responsabilidade Social e de Sustentabilidade das empresas envolvidas. Média de 100 participantes por evento e mais de 70 parceiros envolvidos.
Reciclar pelo Brasil: programa implementado em parceria com Coca-Cola Brasil, AMBEV e Associação Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (ANCAT), otimiza e potencializa os resultados e investimentos direcionados às cooperativas de catadores do País, colaborando com a meta do Acordo Setorial de Embalagens. Considerando os materiais papel, plástico, metal e vidro, foram reciclados + de 35 mil toneladas em 2017. Atualmente são apoiadas mais de 100 cooperativas em seis estados do território FEMSA: SP, PR, RS, MG, MS e RJ.
via assessoria