Neste final de semana aconteceu, no Expo-Renault, no Parque Barigui, aqui em Curitiba, a segunda edição da feira Vivercom, voltada aos segmentos de saúde e bem-estar. Durante os quatro dias do evento, o público pode conhecer os produtos de cerca de 70 expositores – de suplementos alimentares naturais até cadeiras de massagem.
Eventos paralelos trouxeram as iguarias das culinárias vegana e vegetariana, as técnicas de jiu-jitsu e muay thay e o som latino da Zumba. “Apesar do frio fora de época que fez em Curitiba, a feira Vivercom foi um sucesso, superando a expectativa de público com corredores lotados principalmente no fim de semana e já com vários projetos engatados para a próxima edição do evento em 2015”, disse Sonia Cardoso, diretora administrativa da Com Eventos, responsável pela feira.
Entre os destaques do segundo dia de feira (3 de outubro), está a participação da equipe da Sociedade Vegetariana Brasileira, que prestou esclarecimentos ao público ao respeito das diferenças entre vegetarianos e veganos. “Na essência, nenhum dos dois come qualquer tipo de carne. As pessoas fazem confusão e acham que vegetariano é aquele que não consome carne vermelha, apenas carne branca, o que não está de acordo com os conceitos vegetarianos. A diferença é que os veganos também não se alimentam de nenhum derivado de animais, como leite, queijos ou mel, e não utilizam couro ou vão ao zoológico, ou seja, repudiam qualquer ação que explore os animais”, explica Ricardo Laurino, coordenador da SVB.
A cozinha show do 1º Espaço Veg de Curitiba foi uma das atrações mais movimentadas. Diversos profissionais apresentaram opções gastronômicas livres de qualquer ingrediente derivado de animais. Flávio Giusti, apresentador do programa VegetariRango mostrou como fazer trufas de biomassa de banana verde vegana. Tatiele Jorge, da VegVeg, ensinou a preparar o Tofulete (omelete de tofu) e nata de soja assada.
Alguns atletas de jiu-jitsu se apresentaram durante o 1º Campeonato de Artes Marciais, que contou com programação especial durante a feira Vivercom. O professor e mestre Marcelo Brito aproveitou para explicar as origens do esporte, seus benefícios e sua finalidade. Além disso, atletas da academia Thai Brasil fizeram exercícios demonstrativos para uma atenta plateia. Aluísio de Oliveira Dutra Junior, Secretário de Educação, Lazer e Juventude da Prefeitura Municipal de Curitiba, esteve presente durante a Vivercom para acompanhar a apresentação do Grupo de Dança Bairro Novo, composto por 25 crianças entre 6 e 14 anos.
Para informações sobre todas as atrações do segundo dia da feira Vivercom, acesse vivercom.com.br.
Fotos: Annelize Tozetto.