Sommelier por hobby.

Aluno da Escola Chef Gourmet Santa Felicidade, Maicon Saturno une conhecimentos do curso com produção artesanal de vinhos finos em casa

Bárbara Browne mesadividida@gmail.com via assessoria

Aluno da Escola Chef Gourmet Santa Felicidade, Maicon Saturno une conhecimentos do curso com produção artesanal de vinhos finos em casa

Fotos: Divulgação

Maicon Saturno tem 41 anos, é mestre em Engenharia de Produção e Sistemas e aprecia vinhos finos. De família italiana, cresceu acostumado com a bebida, que há gerações é feita de forma colonial por tantas famílias de origem imigrante. Até a pandemia, Maicon nunca havia feito vinho artesanalmente. Isso mudou quando conseguiu um fornecedor de uvas.

“Sempre tive vontade, mas não gosto muito do vinho colonial feito com uvas de mesa, as uvas americanas. E em Curitiba não achamos uvas malbec, cabernet, pinot, para vinhos finos. Até que consegui um fornecedor do Rio Grande do Sul, que entrega em São Paulo e passa por Curitiba. Comecei então a produzir vinho em casa, há três anos. Não tenho intenção de comercializar, apenas para consumo doméstico e com amigos. Faço uma média de 100 litros por ano, tudo engarrafado, com rótulo que criei em homenagem ao meu trisavô”, conta Maicon, que é aluno do curso de Sommelier da Escola Chef Gourmet Santa Felicidade.

A iniciativa de entrar para o curso, segundo ele, veio para unir o hobby de produzir vinhos com o hobby de cozinhar aos finais de semana, com os filhos. “A gente gosta de inventar receitas e cozinhar juntos. Isso me despertou a necessidade de harmonizar o vinho com a culinária, mas me faltava conhecimento. Descobri a Escola Chef Gourmet e entrei para o curso de Sommelier. Estou muito satisfeito, a turma e os professores são maravilhosos, toda a estrutura é muito boa. Conheço mais a história dos vinhos, o serviço, a harmonização, as técnicas, está sendo importante para mim e para minha produção de vinhos”, elogia Maicon.

O curso é lecionado pela professora sommelière Lindslei Monteiro Antunes. Com formação na área pela Escola Alta Gama de Curitiba, ela tem pós-graduação em Enologia, fez o curso Expert em Vinhos 2017 Sapore Divino, em Roma (Itália) e é proprietária da Celebrar Bebidas. “A faixa etária dos alunos é em torno de 40 anos, a maioria faz por hobby, mas direcionamos sua formação para o lado profissional. Como professora titular, procuro sempre trazer convidados que enriquecem a aula com conhecimentos diferentes dos meus e com vivências para contar dos locais do mundo que ainda não visitei”, relata.

Referência no ensino de gastronomia no Brasil, com cursos para iniciantes e profissionais, a Escola Chef Gourmet Santa Felicidade está localizada na Avenida Manoel Ribas, 5511, ao lado da Vinhos Durigan. 

Sobre a Escola Chef Gourmet

Membro da ABF (Associação Brasileira de Franchising), a Escola Chef Gourmet vem construindo uma história de sucesso com unidades pelo país desde 2019. Surgida em Jaraguá do Sul (Santa Catarina), atualmente a Chef Gourmet conta com quase 80 franquias em todas as regiões do Brasil, cerca de 120 professores e mais de 15 mil alunos formados. Para mais informações, acesse www.escolachefgourmet.com.br.

fotos S.C divulgação