Mesa Dividida Carne de Onça

Últimos dias para aproveitar o 9º Festival de Carne de Onça

Evento termina em 8 de outubro e faz parte do calendário oficial da cidade

Bárbara Browne mesadividida@gmail.com
Inácio-3328

Carne de Onça do Inácio Bar foto Gean Cavalheiro divulgação

Faltando poucos dias para o encerramento, o 9º Festival de Carne de Onça segue movimentando a cena gastronômica curitibana. O evento, que termina em 8 de outubro, reúne 33 bares e restaurantes da capital paranaense celebrando uma das iguarias mais emblemáticas da cidade: a carne de onça. O prato, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial de Curitiba e do Paraná, também possui o selo de Indicação Geográfica (IG) concedido pelo INPI.

Nesta edição, os participantes oferecem a receita por R$ 27, seguindo três variações tradicionais: carne bovina crua sobre broa, com cebola e cebolinha misturadas; carne temperada na hora com os mesmos ingredientes por cima; ou ainda servidos separadamente para o cliente montar como preferir.

De acordo com Sérgio Medeiros, presidente da Associação dos Amigos da Onça e organizador do evento, a edição de 2025 superou todas as expectativas. “O festival é um sucesso absoluto. Os bares triplicaram a venda do prato, consolidando ainda mais a carne de onça como símbolo da gastronomia curitibana”, afirma.

O evento é uma realização da Curitiba Honesta, com patrocínio da Gold Food Service e do Pão Nino, e apoio de Curta Curitiba e Abrasel. A carne de onça, tradicionalmente servida como petisco em bares da capital, ganha destaque durante o festival como expressão cultural e identidade local.

Estabelecimentos participantes do 9º Festival de Carne de Onça: