
O outono é uma estação que pede vinhos mais encorpados e com aromasconcentrados que combinam bem com pratos condimentados e com mais sustância, ideais para os dias mais frios.
Brancos, espumantes e rosé, que dominaram no verão, os olhos se voltam novamente para os tintos. Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah, Malbec, Pinot Noir e Tempranillo são boas escolhas para o outono, pois são uvas que, geralmente, originam vinhos de médio corpo ou encorpados, com sabores e aromas intensos.
Esses vinhos combinam bem com massas com molhos densos, queijos mais fortes e pratos com especiarias, além de carnes vermelhas e suínas grelhadas e assadas.
Monsaraz tinto
Produzido no Alentejo, no sul do Portugal, com as uvas autóctones portuguesas Alicante Bouschet, Aragonez e Trincadeira,este tinto tem aroma de frutas vermelhas maduras, como amoras e groselhas, e baunilha. Em boca, é seco, macio e redondo. Uma parte do vinho amadurece em barrica de carvalho francês.
Acompanha carnes vermelhas grelhadas ou assadas, pratos com cogumelos como risoto e strogonoff, tortas e quiches de abóbora, espinafre e queijos mais fortes, além de carnes suínas grelhadas, assadas e em guisados.
***
Alambrado Etiqueta Negra Malbec
Aromas de frutas vermelhas como ameixas, amoras, e cerejas são típicos desse Malbec elaborado pela renomada vinícola Santa Julia, no Vale do Uco, na região de Mendoza (Argentina). Já as notas de baunilha, tabaco e chocolate vêm da maturação em barrica de carvalho francês durante 10 meses.
Combinar esse vinho é bastante simples, já que se presta a harmonizações variadas com pratos à base de carnes com molhos condimentados, churrasco, massas como molhos e macarronadas gratinadas no forno.
***
Norton SelectMalbec
A premiada Bodega Norton assina esse tinto elaborado no renomado terroir de Mendoza (Argentina).Os aromas lembram ameixas e figos. Em boca, é elegante, apresenta bom corpo e taninos macios. Uma parte do vinho (50%) amadurece em barricas de carvalho francês e outra parte em cubas de concreto.
Este tinto é bastante versátil e harmoniza com massas com molhos de tomate, molho de linguiça, molho de frango, lasanhas, além de carnes vermelhas assadas. O Malbeccombina muito bem também com churrasco, especialmente com cortes mais gordurosos, como picanha e costela, mas também com filé mignon, bife de chorizo e entrecôte.
Empanadas argentinas e pratos da culinária mexicana, como tacos de carne, burritos, chili e guacamole, combinam bem com o Malbecpor causa de seus sabores condimentados e picantes.Parte inferior do formulário
***
Marquês de Borba Colheita tinto
A renomada vinícola portuguesa João Portugal Ramos elabora este tinto no Alentejo, sul do país, a partir de um blend de uvas autóctones: AlicanteBouschet, Aragonez, Merlot, Petit Verdot, Touriga Nacional, Trincadeira. Amoras e cassis marcam os lindos aromas de frutas. Em boca, se destacamos taninos macios e o bom equilíbrio entre fruta, acidez e taninos. Amadurece por seis meses em meias pipas de carvalho americano.
Combina com carnes vermelhas grelhadas, massas com molhos intensos, ragus de carnes e linguiças, lasanhas e queijos finos.Vai bem também com ensopado, cozidos, carnes suínas grelhadase assada, além de pratos à base de feijão e couve.
***
Quinta do Cachão DOC Douro
Elaborado pela Caves Messias, na região Douro, este vinho é uma mistura de uvas autóctones portuguesas – Tinta Barroca, Tinta Roriz, Tinto Cão, Touriga Franca e Touriga Nacional. Os aromas são frutados, com notas de chocolate e tostado. Em boca, revela taninos bem maduros e macios, com final persistente. Estagia por seis meses em barrica de carvalho francês.
É ideal para acompanhar carnes grelhadas, como bife de chorizo, costelas de cordeiro, filé mignon, carnes de caça, queijos macios, e massas com molho bolonhesa, carbonara e molho de queijo.
***
Onde encontrar em Curitiba:
Adega Brasil
Adega Municipal
Bacco e Tabaco (Campo Largo)
Casa da França
Celeiro Municipal
Condor
Festval
Luigi Pietro
foto S.C divulgação via assessoria