Gabriela Zaitter, Giovana Benevides, Giulia Marina, Luis Magossi, Leticia Takiguti, Maria Eduarda de Lima e Vanessa Scandolara, alunos do 1º ano do curso de Medicina do Centro Universitário FAPI de Pinhais, tiveram seus trabalhos científicos aprovados e apresentados durante o IV Congresso Brasileiro de Câncer Digestivo, realizado no último mês de novembro, em Florianópolis (SC).
Referência na área, o congresso abordou temáticas desde o impacto dos hábitos nocivos, histórico familiar, exames de prevenção, até recursos cirúrgicos e tratamento. O encontro também apresentou os principais avanços e especialistas na área, contribuindo na formação médica, auxiliando o aluno na compreensão da patologia e cenários clínicos diversos.
A aluna Giovana Benevides teve três trabalhos aprovados como os seguintes temas – ‘Adenocarcinoma de Cárdia Avançado Inicialmente Diagnosticado como Acalasia: Relato de Caso e Desfecho Clínico’; ‘Fístulas Traqueoesofágicas em Pacientes com Câncer Esofagogástrico Pós-Radioterapia’ e o ‘Impacto da Terapia-Alvo Molecular no Prognóstico do Colangiocarcinoma’.
“Participar desses congressos e ter a oportunidade de apresentar as pesquisas e discutir temática com profissionais da área, me permite, enquanto aluna, desenvolver habilidades necessárias para uma prática médica de excelência, compreendendo a importância da humanização no atendimento e a necessidade de um aprendizado contínuo”, comenta Giovana.
Mas essa não é a primeira vez que a aluna se destaca. Neste primeiro ano de curso, ela já obteve outras conquistas. Junto a sua colega de classe, Giulia Marina, em julho, durante as férias universitárias, as jovens foram selecionadas para participar do Programa de Observership no Hospital-Escola da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), para observação médica, em que o estudante de medicina, acompanha um profissional específico ou um serviço do hospital, que neste caso teve ênfase na Geriatria e Cuidados Paliativos.
“Participar de um Programa de Observership nos proporciona vivenciar a prática médica de forma integral, compreendendo a importância da humanização no atendimento e a necessidade de um aprendizado contínuo e interdisciplinar”, comenta a aluna Giovana, que também teve artigo – “Transformation in the operating room: the impact of artificial intelligence on general surgery” – publicado em revista científica, indexada na CAPES e com Qualis A4 e aprovação de uma pesquisa para o Brazilian Breast Cancer Symposium 2024 – BBCS, intitulada ‘Muscle strength related to quality of life in breast cancer patients and survivors’.
“Temos o compromisso em incentivar a formação acadêmica de excelência e a participação ativa em eventos científicos durante a graduação. Compartilhar experiências e conhecimentos médicos são ações essenciais na melhoria da saúde da sociedade como um todo”, destaca a coordenadora do Curso de Medicina do Centro Universitário FAPI, professora, doutora Giovana Camargo.