Aprender brincando. Foi com essa proposta que as crianças atendidas pelo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Branca de Neve, no bairro Cesar Augusto, em Colombo, participaram de uma apresentação de capoeira, na última quinta-feira (13). A instituição, que atende a 130 crianças com idade entre dois e cinco anos, abriu suas portas e deixou o preconceito de lado.
A proposta da atividade é fazer com que as crianças tornem-se cidadãos mais tolerantes com as diferenças, como explica a professora idealizadora da atividade, Vanete Camilo. “A formação de pessoas conscientes começa aqui e a intenção é mostrar para elas que a cor da pele e a raça não faz ninguém melhor, apenas diferente”, afirma.
A apresentação faz parte do projeto de Consciência Negra e Resgate a Cultura Afro-Brasileira e contou com a colaboração de professores de uma academia do município. Segundo Vanete, atividades como essa são um aprendizado não apenas para os alunos. “Até as professoras acabam aprendendo, descobrindo coisas que não imaginávamos. Acabamos adquirindo novas experiências junto com as crianças”, disse.
A atividade proposta foi em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.