Com a criação do Centro de Empreendedorismo e Artesanato de Pinhais (Ceart) a comunidade de artesãos locais recebe atualmente diversos benefícios. No espaço, inaugurado em outubro, são realizadas oficinas, capacitações, exposições, além de outros serviços. E mais uma etapa na valorização destes empreendedores está se cumprindo com a criação de uma cooperativa.
A formalização se deu em uma reunião, realizada na semana passada, e serviu como marco para o início das atividades da cooperativa. De acordo com a presidente da Criarte Pinhais (Cooperativa de Criações Artesanais), Maria Aparecida Xavier do Prado, este é um importante passo para a organização do trabalho. “Esta união de forças possibilita que consigamos aumentar nossa competitividade e melhorar nossa condição de trabalho. Espero que tenhamos um futuro promissor e que saibamos aproveitar a oportunidade que estamos recebendo do município”, afirma.
O Ceart foi construído no bairro Estância Pinhais, no local onde funcionava o antigo terminal de ônibus do município, e tem aproximadamente 1.200 metros quadrados de área construída, dividido em boxes, e conta com ambientes especialmente desenvolvidos para receber vários tipos de exposições e eventos, pátio central e estacionamento. No Centro, também são realizadas capacitações que envolvem diversos temas, como empreendedorismo, gestão financeira, marketing, entre outros, sempre tendo em vista o desenvolvimento profissional dos artesãos. O Centro também conta com oficinas gastronômicas e uma sala equipada com computadores que serve de suporte para os cursos disponibilizados.