Na tarde da última quarta-feira (4), os catadores da Associação Unidos da Reciclagem (ASSUR) de Campo Largo receberam novas camisetas que compõem seu uniforme. A ação faz parte de um projeto coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e executado pelo Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), através da empresa Sig Combibloc. A Assur, que atualmente conta com 23 coletores, recebeu 60 uniformes.

De acordo com a bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Walquiria Menna, a parceria publica-privada com empresas que realmente se preocupam com a questão dos resíduos sólidos tem melhorado a vida e as condições de trabalho dos catadores.

Além da ajuda privada, a Assur também recebe apoio da Prefeitura, do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal. Essa parceria possibilitou a disponibilização à Associação do barracão de aproximadamente 600m², que conta com refeitório, despensa, cozinha, vestiários, escritório e uma grande área de trabalho. O galpão também é equipado com esteiras, prensas, balanças, elevador e moedor de cacos. O local se tornou uma Central de Triagem, para onde é destinada grande parte do material reciclável produzido em Campo Largo.