A Fundação de Assistência à Saúde de Paraná (Fasp) ressalta que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paranaguá faz o atendimento dos pacientes por classificação de risco à vida, ou seja, aqueles com maior emergência e urgência são atendidos primeiro.
No dia 6 de outubro, uma criança deu entrada na unidade e passou pela triagem que acusou cor amarela na classificação por ter Síndrome do Espectro Autista. O quadro geral da criança não apresentava gravidade. A entrada ocorreu durante o período de troca de plantões dos médicos. Enquanto aguardava o atendimento, outra criança deu entrada na UPA com sintomas mais agravados indicando a necessidade de atendimento mais rápido. Na sequência, a primeira criança também foi atendida.
A Fasp reforça que todos os pacientes que procuram a UPA são atendidos, contudo, o atendimento não ocorre por idade e sim, por classificação de risco à vida do paciente. Casos leves podem ser atendidos nas unidades básicas de saúde evitando assim, o aguardo na UPA pelo atendimento.
O cidadão que queira registrar uma denúncia, reclamação ou sugestão quanto ao atendimento na UPA, pode utilizar os canais oficiais: [email protected], entrar em contato com a Ouvidoria pelo número 3420-2806 ou pessoalmente na sede da Secretaria Municipal de Saúde, na Rua João Eugênio, Centro de Paranaguá.