Na próxima terça-feira (4), a Lapa apresenta, às 19h30, no auditório da Secretaria de Educação, a Lei de Criação do Fundo Municipal de Cultura e a atualização da Lei do Conselho de Política Cultural. Em 2013, a Prefeitura realizou a 1ª Conferência Municipal de Cultura, quando a sociedade pôde levantar as maiores necessidades para embasar o futuro Plano Municipal de Cultura e participar das Conferências Estadual e Nacional de Cultura.

Agora, chegou a hora de colocar em pauta a criação do Fundo Municipal de Cultura, que garante em lei o destino anual de uma porcentagem da arrecadação da Prefeitura exclusivamente para apoio à cultura lapeana. Para que isso aconteça e os produtores, produtoras e artistas da cidade e do interior possam ter acesso a esse recurso, é preciso que o Conselho de Política Cultural esteja em funcionamento, auxiliando no processo democrático, na proposição de novas ações da cultura e na fiscalização do órgão gestor da cidade.

O encontro contará com representantes da Fundação Cultural de Curitiba e do Conselho Estadual de Política Cultural.

A próxima etapa será a aprovação da Lei pela Câmara de Vereadores e, com isso, a eleição para conselheiros e conselheiras. Com a lei aprovada, será possível abrir edital para apoio a projetos culturais ainda em 2015.