Na última sexta-feira (26), no Casarão Marcílio Dias, com o incentivo da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo, a família de João Wenceslau D’Oliveira, conhecido Mestre Guito (em memória) e de Luiza da Silva Oliveira, realizaram o “retorno do Boi de Mamão” de Guaratuba.

A brincadeira do boi de mamão é uma manifestação cultural da cidade trazida pela família na década de 1950. O boi e demais personagens como a “Onça”, “Barão”, “Cavalo Marinho” e “Jacaré” saía pelas ruas na época do natal, envolvendo crianças e adultos na brincadeira. A família também era convidada para realizar várias apresentações durante a Festa do Divino e em agosto, mês do folclore.

Por anos o Boi de Mamão ficou guardado no coração, como explicou Juraci Silva, filha do casal pioneiro, sobre a ausência da brincadeira na cidade.

O Boi de Mamão retorna por intermédio da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo dentro das ações do mês do folclore. A convite da Secretaria, a família se reuniu e criou o grupo Folclórico Herança do Mestre Guito, no qual participam filhos, genros, netos e bisnetos.

Na sexta-feira (26), acompanharam a apresentação do grupo os Amiguinhos do Turismo, os alunos da Escola Municipal João Gualberto, diretoras da rede municipal de ensino e demais convidados.

A secretária Municipal da Cultura e do Turismo, Maria do Rocio Braga Bevervanso, principal incentivadora do retorno da brincadeira, destacou a importância do Boi de Mamão como manifestação da identidade cultura e história de Guaratuba.

O grupo folclórico Herança do Mestre Guito já está recebendo convites para novas apresentações.