A Câmara Municipal de São José dos Pinhais realizou uma sessão solene na quarta-feira (22), na qual homenageou integrantes das forças de segurança que atuam no município. Receberam a honraria um membro de cada uma das quatro forças. Pelo Corpo de Bombeiros, o homenageado foi o 3º sargento Erickson Carlos Vicente; pela Polícia Militar o 3º sargento Ronald Antônio dos Santos; Sonia da Graça Galan Oliveira, representou a Guarda Municipal; e o escrivão Mateus Henrique Cunha de Farias, a Polícia Civil.

Discursos
A sessão foi presidida pelo vereador Abílio Alves (PSD) que lembrou a importância do prêmio como um incentivo a mais para os trabalhadores da segurança. “Também vemos aqui na plateia aqueles que serão homenageados no futuro”, garantiu.

O presidente da Comissão de Segurança e Transporte, vereador Sílvio Mecânico (PSD), destacou a importância de se fazer um reconhecimento especial a quem cuida da cidade. “Vocês estão sempre na rua para defender as nossas famílias, cada um cuida um pouco e assim transformam a nossa História, a segurança do município e do nosso estado”, enfatizou o vereador.

O deputado estadual Francisco Bührer, por sua vez, disse que existem vários quadros de talento nas forças de segurança. “Certamente não foi fácil para as chefias escolherem os homenageados, que serão inspiração ao trabalho dos demais”, considerou o parlamentar.

O comandante do 6º grupamento de Bombeiros, tenente-coronel Dorico Gabriel Borba falou que “somos, no estado, do Paraná uma referência em termos de viaturas e de atendimento ao público, muito bem representados hoje pelo sargento Erickson”. O comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar, coronel Luciano José Ribeiro Romão, lembrou que a unidade passava bastante dificuldades anteriormente, mas que isso possibilitou a união dos policiais. “Você representa essa união”, disse, dirigindo-se ao policial militar homenageado.

Falando em nome da Guarda Municipal, o secretário da Segurança Pública de São José dos Pinhais, Paulo Ferreira Tomaz, salientou a importância do reconhecimento dado à segurança. “É um evento honroso, de uma profunda dignidade, um reconhecimento que valida o trabalho e comprometimento do indivíduo e da sua organização”, pontuou. Já o chefe da Divisão Metropolitana da Polícia Civil, Fábio Amaro, focou no trabalho conjunto das forças para atingirem o mesmo objetivo “sei o quanto é difícil alcançar os índices que São José dos Pinhais alcançou em segurança pública”, reconheceu.

Agraciados
Os quatro homenageados usaram a palavra após receberem o diploma de reconhecimento, quando agradeceram sobretudo aos superiores, colegas e familiares.

O 3º sargento Erickson Carlos Vicente lembrou que não se faz nada sozinho. “Penso que este reconhecimento é um sinal que estamos no caminho certo”, alegou. O 3º sargento Ronald Antônio dos Santos enfatizou o orgulho de trabalhar na instituição. “Nossa equipe sempre faz o melhor atendimento possível à população”, concluiu.

Já a guarda Municipal Sonia da Graça Galan Oliveira disse que” todos são uma grande família que luta junta pelo bem de nossa população”. O escrivão chefe Mateus Henrique Cunha de Farias, da Polícia Civil, lembrou que o escrivão às vezes é pouco lembrado como um agente de segurança, mas faz um importante trabalho para elucidar as investigações. “Às vezes deixamos a família de lado para atender quem a gente nem conhece”, observou.

Também acompanharam a sessão solene os vereadores Sinésio Januário (Podemos) e Delegado Michel (Podemos) e diversos integrantes das polícias militar e civil, bombeiros e Guarda Municipal.