A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Largo disponibilizará um posto especial para vacinação de caminhoneiros contra a gripe na próxima semana. Nos dias 4, 6 e 8 de maio (segunda, quarta e sexta-feira), das 9h30 às 16h30, a vacina estará disponível no Posto Quinta (Posto Texano) localizado no km 118 da BR 277. Para receber a vacina o caminhoneiro deve apresentar os documentos pessoais e Carteira de trabalho, ou contracheque, ou carteira de sócio dos sindicatos dos transportes, ou carteira de habilitação categoria C ou E, ou crachá funcional.
A vacinação continua também em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município para caminhoneiros e portadores de doenças crônicas (devem apresentar documento médico confirmando a condição crônica). Idosos e profissionais da saúde que não se vacinaram na primeira etapa da campanha também podem comparecer a uma das UBS e receber a vacina.
Na primeira etapa da campanha mais de 13 mil doses da vacina foram aplicadas em idosos e profissionais da saúde. A terceira etapa da campanha está prevista para ser iniciada em 9 de maio e tem como objetivo imunizar gestantes, mães no pós-parto até 45 dias, pessoas com deficiência, e crianças de 6 meses a menores de 6 anos.
A vacina contra a gripe não reduz o risco de contágio por coronavírus, mas a vacinação reduz eventuais complicações, internações e, principalmente, a mortalidade decorrente de infecções causadas pela gripe. A imunização contra a gripe contribui ainda no correto diagnóstico de casos de COVID-19, tendo em vista que alguns sintomas são parecidos.
Nesta etapa da campanha estão sendo imunizados portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Para evitar aglomerações, o Setor de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura Municipal de Campo Largo realizou a vacinação de motoristas do transporte coletivo, funcionários do sistema prisional, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, população privada de liberdade e profissionais das forças de segurança e salvamento em datas e horários previamente agendados.