O ano letivo começou em Campina Grande do Sul, e coim reforço: a prefeitura contratou 98 novas professoras e educadoras. Elas foram chamadas pelo concurso público realizado em 2014 para atuar nas escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) da área urbana e rural. As aulas voltaram em toda a rede municipal de ensino na segunda-feira (9), com aproximadamente 5 mil alunos.
As novas contratações aumentaram em 13% o quadro de funcionários da Educação. Ao todo, são cerca de 710 profissionais – entre professoras, educadoras, estagiárias, merendeiras, auxiliares administrativas e de serviços gerais. Isso corresponde a quase 70% do quadro geral de servidores municipais.
O prefeito, Luiz Assunção, ressalta que os investimentos na área vão além da sala de aula. “Dobramos o número de Cmeis, que passou de oito para 16, reformamos e ampliamos as escolas, triplicamos o atendimento na educação infantil, implantamos programas inéditos como a Ambulância Escolar. Essas e outras medidas confirmam que a Educação é de fato prioridade na nossa gestão”.
Assunção lembra também que, a exemplo do que foi feito nos últimos anos, a prefeitura entregará o uniforme e o kit escolar 2015. Os materiais já estão sendo distribuídos nos estabelecimentos e a entrega oficial está prevista para o dia 19 de fevereiro.
Com as novas professoras e educadoras foi possível abrir 350 novas vagas na educação infantil – um aumento de quase 20%. Com isso, Campina Grande do Sul acabou com a fila para matrículas nos pré-I e pré-II e se tornou o primeiro município da região metropolitana norte a cumprir a Lei 12.602/12, que diminui a idade mínima para ingressar na educação básica de seis para quatro anos de idade.