A Prefeitura de Campina Grande do Sul, por meio da Secretaria de Ordem Pública e Segurança, lançou a Patrulha Maria da Penha. O objetivo da patrulha especializada é prevenir e combater a violência doméstica e familiar contra as mulheres, garantindo a sua segurança e integridade.

A Patrulha Maria da Penha conta com uma equipe formada por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) capacitados para realizar atendimentos às mulheres que solicitarem o serviço ou que forem encaminhadas pelo Poder Judiciário.

O prefeito Bihl Zanetti destacou a importância da união de forças para o sucesso da Patrulha Maria da Penha. “A integração do Poder Público Municipal com Poder Judiciário, Ministério Publico, Polícia Civil e Polícia Militar são fundamentais para o combate ao crime.
Tenho a certeza que vai surtir efeito para a população. Iremos continuar investindo em segurança pública, vejo isto como um dever da gestão pública. Capacitamos agentes para o atendimento específico e especial que é a Patrulha Maria da Penha”, disse o prefeito.

O secretário Jefferson Cordeiro ressaltou que a Patrulha Maria da Penha era um projeto do plano de governo do prefeito Bihl ainda em 2017 e que agora foi concretizado após finalização do concurso público “Realizamos um sonho do município de Campina Grande do Sul, dando um passo para a segurança e proteção da mulher vítimas de violência doméstica”, afirmou Jefferson.

O delegado Dr. Gustavo de Pinho Alves elogiou a iniciativa da Prefeitura de Campina Grande do Sul com a estruturação da GCM e a implantação da Patrulha Maria da Penha. “É de suma importância para darmos uma resposta imediata para as pessoas vítimas de violência doméstica e demonstra a preocupação do poder executivo municipal no que se refere à segurança do município bem como ao combate à violência doméstica que ocorre na comarca”, afirmou.

153 Cidadão

O aplicativo chamado 153 Cidadão, que permite aos cidadãos campinenses a fazerem reclamações, denúncias ou ocorrências pelo celular. As mulheres que possuem medidas protetivas terão acesso a um botão especial no aplicativo, chamado “MARIA DA PENHA”, que acionará a equipe da GCM em caso de emergência. As mulheres receberão um treinamento dos agentes da GCM para aprenderem a utilizar esta funcionalidade do aplicativo.