Quem nasceu na Lapa ou visitou o centro histórico provavelmente já ouviu a famosa história da Casa dos Cavalinhos: certa noite o primeiro morador daquela residência sonhou com cavalos alados, no outro dia apostou na loteria imperial e ganhou o prêmio máximo da época. Depois disso, construiu uma nova casa no local, com cavalos esculpidos na fachada em homenagem ao sonho que o deixou rico.

No entanto, o que muita gente não sabe é que hoje aquela residência é muito mais do que a “Casa dos Cavalinhos”. Com o nome oficial de “Casa da Memória”, o local abriga um rico arquivo histórico do município que não é encontrado em nenhum outro lugar da Lapa. Arquivo esse que pode ser muito útil em trabalhos sobre a Lapa e a sua história.

No local estão guardados equipamentos históricos com mais de 150 anos, como uma máquina registradora de 1852, jornais em perfeito estado de conservação de 1889, fotos com mais de 50 anos de personagens históricos do município, como o saudoso ex-prefeito Sérgio Leoni em 1973, ainda no seu primeiro mandato como prefeito da Lapa. Além disso, a Casa da Memória abriga milhares de documentos da Prefeitura como ofícios, projetos e decretos de datas de todo o século XX.

A Casa da Memória fica aberta de terça a domingo das 9h às 17h, e na segunda-feira das 13h às 17h. A visita que é gratuita e proporciona uma aula de história da Lapa.