O CIOSP-GM é um projeto integralmente custeado e executado pelo município com o investimento de aproximados R$ 4 milhões contemplando a implementação do sistema de câmeras e a reforma do prédio do antigo fórum local (no centro da cidade), o qual sediará a Central de Comando e Controle 24 horas, o estande de tiro virtual, salas para reuniões e demais estruturas como alojamento aos efetivos da Segurança Pública.

O objetivo da criação do CIOSPI é atuar na área da segurança pública com uma visão de integração, através de sala de monitoramento (CCO) preparada para receber e trabalhar em conjunto, em tempo real, junto à Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, entre outras forças, as quais poderão otimizar não só o trabalho preventivo e ostensivo, mas os serviços de investigação e inteligência apurados.

A sala da Central de Controle Operacional ficará no antigo fórum e está sendo reformada com ampla estrutura para também alojar a sala de comando e inteligência.

SERVIÇO E TECNOLOGIA DE SEGURANÇA – O prédio do CIOSP-GM será uma área de segurança inovadora que contará com rigoroso controle de acesso, através de portas com sistema de biometria. A sala da CCO terá portas, paredes e janelas totalmente blindadas com chapas de aço à prova de balas.

O projeto traz como conceito a “muralha virtual” onde uma rede de câmeras interligadas por tecnologia de ponta monitorará todos os veículos que entram, permanecem e saem do município. O sistema, de forma autônoma, monitora padrões e/ou compartimentos suspeitos de circulação destes veículos e também pessoas, bem como emite alertas – em tempo real – de veículos com apontamentos no sistema: seja por ilícitos, suspeitas ou qualquer outra ação que determinado veículo tenha seu registro no sistema monitorado.

Os veículos podem ser identificados não só pelas placas, mas também por cor, categoria ou outras características, o que permite identificar também veículos clonados ou com alguma característica adulterada.

ESTRUTURA – Inicialmente serão 62 câmeras, 50 para controle de circulação de veículos, formando a “muralha virtual”, e 12 câmeras de alto alcance e definição na área central e principais entradas do município – as quais irão monitorar pessoas ou atitudes suspeitas que circulam pela cidade.

O CIOSP-GM foi planejado e avaliado por agentes de segurança pública e engenheiros, através de amplo projeto. Foram realizadas várias viagens a São Paulo para conhecer diversos municípios que possuem a mesma aplicação da tecnologia, qual seja a “muralha virtual”. Municípios como Indaiatuba, Guararema, Campinas e outros foram visitados e cidades que comprovadamente reduziram os índices de violência, após o sistema entrar em operação. Municípios como Vitória-ES e Niterói-RJ foram tomados como exemplo, visto que implementaram o sistema recentemente e têm registrado rápidos índices positivos.

MONITORAMENTO – O CIOSP-GM possui uma estratégia de monitorar não só o acesso à cidade, mas monitorar também os corredores de passagem que passam por Campo Largo como a BR 277, PR 423 e PR 510.

“Uma das principais características do Centro, além de centralização das Forças de Segurança, é a capacidade de integrar novas tecnologias com outros sistemas de câmeras de cidades vizinhas, empresas e até mesmo residências, desde que as câmeras a serem integradas possuam uma qualidade mínima de transmissão de dados”, explica o GM Arruda, subcomandante da Guarda Municipal local.

PARCERIA COM SESP/PR – Já está foi aprovado e em andamento a cooperação técnica entre o CIOSP-GM e a SESP-PR (Secretaria do Estado da Segurança Pública do Paraná) onde haverá a integração e compartilhamento de informações de Segurança Pública entre o Município e o Estado.

O CIOSP-GM será precursor do segmento no sul do país auxiliando não só as Forças de Segurança do município, bem como do Estado do Paraná e demais municípios e estados. O Centro identificará, auxiliará e informará outras regiões de veículos que por aqui passam, realizando atividade criminosa ou de outros interesses de segurança pública e judiciária.