Colombo já registra cinco mortes por Covid-19

Ascom/Colombo

O novo boletim dos casos de Coronavírus, seguindo os protocolos da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), a Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Saúde, no seu departamento de Epidemiologia e Promoção à Saúde, confirmou nesta quinta-feira, 25, que o município registrou mais oito casos positivos do novo Coronavírus – dois pacientes estão hospitalizados, e seis em isolamento domiciliar.

Colombo tem até o momento 221 casos positivos de COVID-19 – sendo que destes, 161 já estão recuperados e 55 estão em tratamento.

Foram confirmados cinco óbitos no município, sendo dois novos: uma mulher, de 63 anos, e um homem, de 82 anos. Existem ainda outros dois casos de falecimentos, onde o município segue aguardando o recebimento da declaração de óbito para confirmação oficial.

Balanço Epidemiológico

O balanço epidemiológico de hoje, de número 75, indica que 55 pessoas continuam em tratamento – dez pacientes infectados estão hospitalizados e outros 45 pacientes positivos estão em isolamento domiciliar. O levantamento aponta ainda que 220 pessoas estão aguardando os resultados dos exames comprobatórios, sem necessariamente estarem hospitalizados. Outras 1090 pessoas sintomáticos respiratórios (que apresentam algum sintoma gripal – considerados leves) estão em isolamento domiciliar – sendo que deste total, 532 já estão recuperadas.

Foram descartados 578 sintomáticos que estavam em isolamento domiciliar acompanhando os sintomas, e por fim, 1019 casos são suspeitos, pois apresentam sintomas de Covid-19 e estão em isolamento domiciliar também sendo acompanhados pelas equipes de saúde das unidades de referência – sendo feito o exame em casos considerados moderados e graves e em profissionais de saúde. Outros 36 casos são de outros municípios.

A partir deste momento, como já houve transmissão comunitária no Brasil, onde não há como investigar a origem da contaminação, o distanciamento social é muito importante. Por isso, a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde reforça para que quem puder, fique em casa, e só saia em casos de necessidade, preferencialmente os grupos de risco.

Para quem precisar sair, mantenha uma rotina de higiene e limpeza, durante o trabalho, observe o distanciamento social de 1,5 metro e use máscara o tempo todo.