colombo pac areas de risco
Área de risco em Colombo (Divulgação/PMC)

Colombo foi vai receber R$ 5,3 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento – Novo PAC, na modalidade Prevenção a Desastres – Contenção de Encostas.

O investimento será destinado a obras em quatro comunidades identificadas pelo Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR): Jardim Dom Fernando, Santa Tereza, Vila Nova e Cezar Augusto.

O recurso do Novo PAC permitirá a execução de medidas estruturais e soluções baseadas na natureza para reduzir riscos geológicos e hidrológicos, protegendo famílias que vivem em áreas vulneráveis.

Entre as intervenções previstas estão muros de contenção, sistemas de drenagem, revegetação de encostas, pavimentação de caminhos e melhorias de acessos.

“Este investimento é fundamental para aumentar a segurança das famílias e transformar a realidade de comunidades que convivem diariamente com risco de deslizamentos e enchentes. Além de proteger vidas, as obras contribuem para a melhoria da infraestrutura local e a valorização das áreas afetadas”, destaca o secretário de Habitação, Sidinei Campos.

O PMRR serviu como base técnica para a proposta enviada ao PAC, identificando áreas de risco e propondo soluções específicas para cada localidade. O valor total necessário para atender todas as áreas mapeadas é estimado em aproximadamente R$ 11 milhões, e a conquista atual representa um passo importante para a implementação das ações planejadas.

As obras ainda não têm data definida para início, mas há empenho para agilizar os trâmites técnicos e administrativos, garantindo que o investimento do Novo PAC seja aplicado de forma rápida e eficiente. O objetivo é reduzir vulnerabilidades, proteger famílias e promover mais segurança e qualidade de vida para quem vive em regiões de risco.