Com as altas temperaturas a reprodução do mosquito transmissor da dengue acontece mais rapidamente. De olho nisso, os agentes de combate a endemias, da Vigilância Ambiental da Prefeitura de Pinhais, realizam periodicamente o controle de vetores. Nesta época, os cuidados devem ser redobrados e mantidos durante o restante do ano.

De acordo com o agente de endemias, Leocádio Camilo de Medeiros, os profissionais realizam visitas às residências para verificar a existência de possíveis focos da doença e também para orientar os moradores sobre medidas preventivas a serem tomadas. “Além destas visitas periódicasàs residências, terrenos baldios e órgãos públicostambém realizamos o acompanhamento de locais que chamamosde pontos estratégicos, como comércio de sucatas, borracharias, comércio de veículos sinistrados, entre outros”, explica.

Outro procedimento adotado pelos agentes é a instalação de armadilhas, a fim de verificar a ocorrência ou não do mosquito. Estes equipamentos permanecem nos locais escolhidos durante uma semana e depois são retirados. Além das ações já citadas, a prefeitura promove atividades educacionais em escolas, empresas e centros de assistência social. Como parte das ações de orientação, também são instalados outdoors em vias de grande circulação de Pinhais, objetivando alertar a população sobre a importância de manter os cuidados básicos permanentemente.
Sobre a dengue.