Começa neste fim de semana visitação pública aos Mananciais da Serra

Redação Bem Paraná

A partir deste fim de semana (11 e 12) está aberto o calendário de visitas públicas aos Mananciais da Serra, junto ao Parque Estadual Pico do Marumbi, na Serra do Mar, em Piraquara. A região dos Mananciais da Serra fica em área de mata atlântica protegida por lei e é aberta ao público em alguns dias do ano. Em 2017, serão 22 datas, entre fevereiro e dezembro.

As visitas são gratuitas, começam às 8h30 e a entrada é permitida até às 16 horas. Às 17h30 os passeios são encerrados. Recomenda-se que o visitante use roupa e calçados confortáveis, repelente, proteção para sol ou chuva (os passeios realizam-se mesmo com chuva), não deixe lixo no local, não recolha plantas ou animais e leve máquina fotográfica. É aconselhável levar água e é proibida a entrada de animais.

O programa é ideal para passeios em família ou grupos, a pé ou de bicicleta, interessados trilhas, educação ambiental, turismo e saneamento. Não é necessário agendar a visita para grupos com menos de dez pessoas. Grupos maiores devem fazer agendamento pelos emails mananciaisdaserra@sanepar.com.br ou ucsparana@iap.pr.gov.br

 

 

Além da paisagem de uma natureza exuberante, o visitante dos Mananciais da Serra pode conhecer a Barragem do Cayuguava e o conjunto dos 17 reservatórios de água que, a partir de 1908, abasteceram Curitiba. O Reservatório do Carvalho é o principal deles e foi o primeiro construído para abastecimento público de Curitiba.