O Dia da Consciência Negra será comemorado pela primeira vez como feriado nacional no Brasil nesta quarta-feira (20). Em São José dos Pinhais, de acordo com o Decreto n.º 5.862, estabelece que não haverá expediente nas repartições públicas, exceto dos serviços considerados essenciais à população, como saúde e segurança.

Confira o funcionamento:

Saúde
Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) permanecerão fechadas, retomando o atendimento na quinta-feira (21/11).

Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Hospital e Maternidade Municipal São José dos Pinhais (HMMSJP) manterão seus serviços sem interrupção.

Segurança
Os serviços essenciais de segurança, como o atendimento 153, operarão normalmente. A área administrativa seguirá as diretrizes do decreto.

Transporte Coletivo
As linhas de ônibus no município funcionarão com a tabela horária de domingo.

Educação
Unidades escolares estarão fechadas. Dessa forma, as aulas estarão suspensas e serão retomadas normalmente na quinta-feira (21/11).

Cultura
Todos os espaços culturais municipais, como Escola da Cultura e unidades descentralizadas, permanecerão fechadas, retomando suas atividades normais na quinta-feira (21).

Coleta de lixo (Meio Ambiente)
O serviço de coleta de lixo será suspenso na quarta-feira (20/11) e será retomado normalmente na quinta-feira (21/11).

Assistência Social
O atendimento administrativo, bem como nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), Centro Pop, Guarda Mirim e Casa Verde estarão fechados.

No entanto, os serviços de acolhimento, como a Casa da Alice, unidades 24 horas e abrigos, manterão seu funcionamento regular.

Esporte e Lazer
Os serviços municipais de esporte e lazer estarão fechados no dia 28 de outubro, exceto os parquinhos e espaços públicos.

Agências Comunitárias dos Correios (AGCs)
O atendimento das AGCs seguirá as determinações do decreto, voltando ao funcionamento normal a partir de quinta-feira (21/10).