A ordem de serviço para construção do hospital municipal foi assinada na quarta-feira (5) e a obra começou imediatamente. O prazo para conclusão é de 12 meses.
O novo hospital maternidade será erguido ao lado do Pronto Socorro, que vai funcionar normalmente durante a obra. “Após a conclusão, Guaratuba passará a contar com um serviço de saúde 24 horas em um único lugar, otimizando os recursos e ampliando a qualidade do atendimento”, explicou o secretário municipal da Saúde, Gabriel Modesto.
A unidade terá uma estrutura ampla e moderna, contando com novos equipamentos e mais recursos aos pacientes atendidos e internados no setor cirúrgico, clínico, pediátrico e na maternidade. Terá salas de estabilização, um centro para cirurgias de pequena e média complexidades e atenderá as emergências.
A maior parte dos recursos da obra é da Secretaria de Estado da Saúde e obtidas junto ao secretário de Estado Beto Preto e ao governador Ratinho Junior, que liberaram até R$ 1,4 milhão para o projeto. Na licitação, o valor caiu para aproximadamente R$ 1,1 milhão.
Outras melhorias na área da saúde
A construção do novo hospital municipal vai permitir outras melhorias no atendimento de saúde. O prédio da antiga Santa Casa onde fica o atual hospital – que está sendo adquirido pelo Município – vai abrigar a nova Unidade Básica de Saúde do Centro, o que vai diminuir o movimento na UBS de Caieiras e melhorar o acesso da população da região central.
Também vai sediar o novo Centro de Especialidades que hoje funciona no Eliane-Nereidas, cujo prédio, com a mudança, será transformado em mais uma Unidade Básica de Saúde para atender os moradores destes dois bairros, permitindo a implantação de mais uma Equipe de Saúde da Família.