O secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza, entregou para o prefeito Roberto Justus a Autorização Florestal para a viabilização da construção do novo prédio do Escola Estadual Deputado Aníbal Khury, no bairro Coroados, na última quinta-feira (08). O secretário de estado esteve na cidade na oportunidade para participar da audiência sobre a ponte da baía de Guaratuba.
O novo prédio escolar terá 7.560 metros quadrados, ao lado do Ginásio de Esportes Irineu Lopes da Graça Filho, e dependia da licença ambiental. A Autorização Florestal foi solicitada pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), com a adequação da documentação necessária para a supressão da vegetação existente no local.
“Um dos maiores problemas que tínhamos para uma estrutura nova em um novo lugar era a questão ambiental. Fizemos um esforço e agora vamos viabilizar a obra”, disse Everton de Souza.
Segundo o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, todos sabiam da necessidade de uma nova estrutura para mais de 500 alunos no bairro Coroados e que não saía do papel por burocracias no processo da licença ambiental. “Conseguimos regularizar a situação e tiramos um sonho do papel”, ressaltou o prefeito.
O documento prevê as espécies que podem ser retiradas, com a compensação ambiental de reflorestamento em dobro. Ele também proíbe intervenções em Área de Preservação Permanente e Reserva Legal, assim como a retirada de espécies ameaçadas de extinção. A emissão da Autorização Florestal leva em consideração a obra de baixo impacto ambiental e também de utilidade pública e interesse social, condicionantes que permitem a supressão de vegetação.