Com objetivo de minimizar os ataques e o incômodo causado pelo mosquito Simuliidae, conhecido popularmente como borrachudo, a Prefeitura de Contenda, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, tem atuado no controle biológico deste inseto.
De acordo com o secretário da pasta Thomas Gaspar Santana, em um primeiro momento a aplicação do larvicida biológico ocorreu em rios e córregos que cortam a região das comunidades do Rio do Cacho e Mato Dentro.
“Essas as ações visam realizar aplicações em pontos estratégicos para minimizar a incidência das larvas destes insetos, que além de causarem incômodos à população, podem ser transmissores de algumas doenças”, explicou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, ressaltando ainda que o produto utilizado não compromete a qualidade da água e as espécies que vivem no meio aquático.
“Esse larvicida biológico elimina as larvas sem provocar impactos na fauna e flora locais”, concluiu Gaspar. A ação foi acompanhada pelo vereador Arcílio Mazur e por Jorge Stabach, morador local e que será o responsável pela aplicação do produto.