Aproximadamente 300 profissionais da rede municipal de ensino do município de Contenda, participaram nesta semana do treinamento de ‘Prevenção Contra Agressor Ativo’. Realizado na última segunda-feira (20), em parceria com a Polícia Militar, a capacitação foi promovida pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte.
A abertura oficial do treinamento aconteceu no Centro de Convivência do Idoso, o CCI, pela secretária da pasta Ana Lúcia Flores da Cunha Marques. Logo na sequência a equipe da Patrulha Escolar Comunitária iniciou a capacitação teórica.
No período da tarde, na Escola Municipal Vanilda Dzierwa, a Polícia Militar promoveu um simulado com bombas e instruções sobre armas. Uma simulação de invasão a salas de aula também foi realizada pelos militares da Patrulha Escolar.
De acordo com o Cabo Eugênio Silva Filho, o treinamento teve como objetivo prevenir possíveis ataques as escolas. “Aplicamos um simulado que vem a prevenir contra as investiduras do agressor ativo. São algumas situações que já tivemos no Brasil e no exterior. Então, hoje estamos aqui planejando um simulado, onde estamos treinando os educadores para que eles saibam como agir no momento de uma ocorrência deste tipo”, afirmou o militar.
A secretária de Educação destacou a importância deste simulado para os educadores. “Foi um treinamento de oito horas, onde procuramos instruir nossos servidores como agirem nestas situações de crise, onde o objetivo é tentar minimizar qualquer dano. Com certeza foi um treinamento muito válido para todos nós”, disse Ana Lúcia. “Essa capacitação nos fornece novos conhecimentos e técnicas que aumentam a segurança em nossas ações, permitindo-nos oferecer serviços de maior qualidade à comunidade escolar”, concluiu a secretária de Educação de Contenda.
Além de professores, também participaram do treinamento pedagogos, diretores e funcionários das escolas e CMEI’s.