Contenda participa do Censo da área de saúde psicossocial

Ascom PM Contenda
contenda censo

Censo em Contenda (Divulgação/PMC)

Contenda recebeu na semana passada representante do Instituto IPSOS (antigo IBOPE), para pesquisa sobre Censo Brasileiro de Qualidade Assistencial dos Serviços na comunidade da Atenção da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

O processo aconteceu através de entrevistas com responsáveis pelo setor, neste caso chamados de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que são serviços para o tratamento de transtorno mentais graves e persistentes. Usuários aleatórios presentes no local também foram entrevistados de forma voluntária.

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) é constituída por um conjunto integrado e articulado de diferentes pontos de atenção para atender pessoas em sofrimento psíquico e com necessidades decorrentes uso prejudicial de álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), com estabelecimento de ações intersetoriais para garantira integralidade do cuidado. A assistência em saúde mental no Brasil envolve o Governo Federal, Estados e Municípios.

Os atendimentos em saúde mental, são realizados na Atenção Primária à Saúde (APS) e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que existem no país, onde o usuário recebe assistência multiprofissional e cuidado terapêutico conforme a situação de cada pessoa. Em algumas modalidades desses serviços também há possibilidade de acolhimento noturno e/ou cuidado contínuo em situações de maior complexidade.

Nesta oportunidade representaram a Secretaria de Saúde de Contenda as enfermeiras Sandra Olech Ribeiro (coordenadora da Atenção Primária) e Lucilene Negrelli (coordenadora do CAPS).