sanepar contenda
Sanepar perto de você em Contenda (Divulgação/PMC)
Contenda sediou, na última semana, a terceira edição do programa "Sanepar Perto de Você". O programa tem o objetivo de ofertar ações e serviços de interesse público, além de estreitar o relacionamento com cliente de forma humanizada.

O dia de multisserviço teve a participação de centenas de pessoas, que compareceram no Ginásio de Esportes Doutor Adhelmar Sicuro ao longo do dia. 

O prefeito Antônio Adamir Digner, o Mostarda, também esteve no evento.

O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley conversou com a comunidade local sobre o impacto do programa. “Essa iniciativa, sobretudo, é estarmos mais próximos da sociedade. Entender seus anseios, acatar e solucionar questões e por meio das orientações nesse diálogo, formular políticas que atendam a comunidade com excelência através dos nossos serviços”, disse.

Como o projeto é desenvolvido em parceria com as prefeituras, o prefeito Mostarda também destacou a importância desta ação. “Parcerias como essa com a Sanepar refletem benefícios para a cidade e, consequentemente, para a população. Conseguimos envolver as crianças e adultos em prol do bem-estar comum”, completou.

Nessa edição de Contenda, o Sanepar Perto de Você disponibilizou o cadastro no Programa Água Solidária, a negociação de débitos ágil e facilitada, assim como tira-dúvidas e explicações de como funciona o complexo sistema de abastecimento de água. 

A dona de casa Leusa Fagundes dos Santos, 45 anos, moradora em Contenda, conseguiu resolver pendências de contas em atraso de sua residência. “O imóvel tinha contas atrasadas de outros moradores e conseguimos renegociar as dívidas com a Sanepar em poucos minutos e, no máximo em três dias, o abastecimento vai ser normalizado”, descreveu a cliente, atendida em aproximadamente 10 minutos.

As crianças tiveram seu momento de lazer educativo, por meio de brincadeiras e jogos orientados pela equipe de Educação Ambiental. Davi Lorran, de 10 anos, aluno da Escola Municipal do Campo Rui Barbosa diz ter aprendido ‘tudo sobre o caminho da água e os encanamentos’. Com seus colegas, aprendeu de forma lúdica sobre saneamento e saúde, com as personagens Sane, Zé e Maria Gotinha, Dengosa e Mila.

Uma oportunidade de renda extra, além de conhecimento a respeito do destino de resíduos, foi por meio da realização da oficina de sabão ecológico com reaproveitamento de óleo de cozinha usado. A professora aposentada Regina Boçoen Malinowski revelou que essa metodologia é mais prática do que outra que conhecia. 

“Gostei bastante da praticidade e da possibilidade futura de poder comercializar”. O técnico químico da Sanepar, Walmir Santos, que ministrou a oficina disse que além de dar um novo destino ao descarte, no caso, óleo de cozinha, "se aplica uma ação sustentável, que antes caia direto na rede coletora e agora se transforma num produto doméstico de qualidade".

OUTRAS EDIÇÕES - A primeira edição do projeto ocorreu em outubro de 2024 em Tijucas do Sul, e a seguinte, em novembro na cidade de Agudos do Sul.

Uma vez definido o município onde será realizado o programa, uma equipe do Sanepar Perto de Você, coordenada por Mario Celso Cunha, realiza reuniões antes do evento, a fim de definir quais as melhores ações estratégicas para a população.

A Banda Municipal de Contenda e alunas da ginástica rítmica local fizeram uma apresentação no ginásio. Teve, ainda, campanha para atualização de vacinas e informações sobre os serviços da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Também participaram do evento, os diretores da Sanepar Sérgio Wippel (Operações), Bihl Zanetti (Comercial) e o vice-prefeito de Contenda, Ary Alberti Neto.