
A Copel começou no sábado (16) um serviço de remoção de fios caídos em postes de Pinhais. Com o apoio da Prefeitura, a Copel iniciou operação nas vias públicas do município. As ações percorrem centenas de pontos pela cidade, indicados pela prefeitura em vistoria técnica prévia.
A ação conjunta, que inclui operadoras de telecomunicações e dados, tem como objetivo a organização de cabeamento de internet e telefonia em situação irregular. Também acompanharam o início dos trabalhos a Guarda Municipal, o diretor do Departamento de Manutenção da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Wellington Linconl Chimanski de Souza, e a prefeita Rosa Maria.
Com a responsabilidade de fiscalizar e notificar as operadoras proprietárias dos cabos de telefonia e dados, a Copel tem feito um trabalho integrado para regularizar o cabeamento ocioso nas áreas urbanas. No início de julho, as equipes da Prefeitura de Pinhais se reuniram com representantes da Copel para tratar do problema dos cabos telefônicos soltos e baixos, e definirem soluções. A prefeitura então comunicou os principais pontos críticos observados no município, para análise e providências da Copel.
“Além dos riscos à segurança da população — com possibilidade de acidentes, inclusive com pedestres e ciclistas, bem como interferência no tráfego de veículos —, a presença de cabos soltos ou emaranhados tem contribuído significativamente para a poluição visual e legibilidade do ambiente urbano”, aponta ofício da Prefeitura de Pinhais encaminhado à Copel.
A prefeita Rosa Maria agradeceu a integração com a Copel para a realização do trabalho. “Quero mais uma vez enaltecer a importância da integração da nossa administração com a Copel, que se comprometeu em fazer esse trabalho em parceria e, hoje [16], está acontecendo num sábado, aproveitando que temos um menor trânsito para fazer o trabalho tão necessário na nossa cidade, que é a limpeza dos fios soltos deixados nos postes, que vai gerar mais segurança para a nossa população”, afirmou.
Além das pessoas já mencionadas, também esteve presente na ação deste sábado o vereador Arnaldo do Vizinho Solidário.
Manutenção
A Copel reforça que a manutenção da fiação telefônica e de dados dentro das normas de instalação e de padrões de segurança é tarefa das operadoras de telecomunicações, conforme determinam normas legais que regem o tema, em resoluções conjuntas das agências Aneel e Anatel, relativas ao compartilhamento de postes.
A companhia diz ainda que cabe às distribuidoras de energia elétrica, como a Copel, fiscalizar a correção dessas instalações e notificar as empresas responsáveis, em caso de desacordo, para que os serviços de recomposição do cabeamento nos postes sejam realizados dentro das normas legais e de segurança. Os prazos estipulados variam conforme a situação de campo. No caso do não cumprimento, há a previsão de multa e, como último recurso, o corte dos cabos.
A Copel alerta que, por segurança, a população não toque em cabos soltos, sob nenhuma hipótese. Situações de instalações em desacordo ou que ofereçam riscos às pessoas devem ser comunicadas à Copel, através do telefone 0800 51 00 116.