Desde início de 2019 houve um grande aumento de migrantes venezuelanos no município de Campo Largo, mais especificamente na região do bairro Rivabem.

Para atender esta procura, o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) RIVABEM vem recebendo-os com suporte social; e na lista de serviços prestados estão: elaboração e impressão de currículo, inclusão, atualização e transferência do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, atendimentos sociais, psicossociais e grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Tendo conhecimento da existência de outros migrantes e refugiados (as) na área de atendimento, a equipe do CRAS Rivabem efetua a busca ativa nos endereços informados, realiza a oferta dos serviços pertinentes à Proteção Social Básica, Cadastro Social das famílias e presta orientações sobre trabalho, educação, Cadastro Único e benefícios sociais. Na ocasião, os moradores informam sobre as necessidades básicas: insegurança alimentar, roupas, calçados e cobertores.

Visando prestar melhor atendimento e orientações precisas, alguns funcionários do CRAS participaram de uma capacitação na ONG Cáritas para esclarecimento quanto ao processo migratório, como se dá o acesso à documentação pessoal no Brasil e demais serviços ofertados. Frente à crescente demanda e aumento deste público em área de atuação desta unidade socioassistencial, ressalta-se que o objetivo é que o migrante e refugiado (a) mantenham o contato com a rede de serviços, como a Pastoral do Migrante e a ONG Cáritas, instituições que prestam atendimento específico a eles.

Até hoje, o CRAS Rivabem possui Cadastro Social de 39 famílias, contabilizando mais de 100 pessoas atendidas desde início de 2019. É proporcionado a oferta e desempenho de atendimentos que competem à Política de Assistência Social, no âmbito da Proteção Social Básica. No entanto, salienta-se que as demandas apresentadas pelos usuários são pertinentes às Política Públicas de Alimentação e Nutrição, Habitação e Trabalho.

É válido ressaltar que os dados quantitativos apresentados e descrição dos atendimentos prestados restringem-se à área de abrangência do CRAS Rivabem, o qual atende, atualmente, 19 bairros.

I ENCONTRO COM REFUGIADOS E MIGRANTES – CRAS RIVABEM:

Na última sexta-feira (28/02), o CRAS Rivabem realizou o I Encontro com refugiados e migrantes, com a presença do prefeito Marcelo Puppi e da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Marcia Botelho. O evento ocorreu nas dependências do Colégio Casemiro Karman, pelo período das 8h30 às 16h. O mesmo contou com a participação da advogada Angélica Furquin, da ONG Cáritas, a qual prestou orientações e esclarecimentos relacionados à documentação. Houve a participação do professor de Língua Espanhola do Instituto Federal do Paraná – Campus Campo Largo, Natan Fraga, atuando como intérprete. Foi ofertado aos participantes café da manhã, almoço e café da tarde.

“Tudo foi pensado em virtude da crescente demanda deste público por atendimento, com objetivo de esclarecimento de dúvidas sobre o acesso à documentação pessoal, mercado de trabalho e Políticas Públicas como: Assistência Social, Educação e Saúde, conferindo-lhes conhecimentos que assegurem seus direitos, na condição de migrantes e refugiados”, afirmou Mariane Bastos, coordenadora do CRAS Rivabem.

Para o migrante venezuelano Elvis Jose Carrasquel Duerto, 34 anos de idade, comerciante (atualmente desempregado), pai de 2 filhos pequenos, residente no Brasil há quatro meses (três destes em Campo Largo), este auxílio social do CRAS Rivabem e a integração psicossocial nas reuniões são fundamentais para a dignidade humana. Na ocasião da entrevista, Elvis recebeu da coordenadora Mariane Bastos indicações de vagas em uma Rede de Supermercados da região e estava animado com a possível oportunidade de voltar a trabalhar, agora em solo campo-larguense. “Vou hoje no CRAS imprimir meu currículo”, afirmou o venezuelano.

Os Centros de Referência da Assistência Social (CRASs) de Campo Largo são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, representada pela secretária Marcia Fabiani Botelho.