Inaugurado em junho do ano de 2012, o Corpo de Bombeiros Comunitário da cidade de Piên, vem auxiliando a população local em vários atendimentos de emergência. A maior parte dos chamados se refere a acidentes de trânsito, porém, vários outros serviços já foram realizados, entre eles, combate a incêndios e até mesmo resgate de animais atolados.

Visando a melhoria do atendimento a Defesa Civil de Piên vem esclarecer algumas considerações referentes aos serviços que o Corpo de Bombeiros disponibiliza, pois segundo o cabo Macedo, muitos equívocos por parte da população estão acontecendo. Ele salienta que muitos moradores estão se dirigindo até o Corpo de Bombeiros para solicitar a poda de árvores nativas.

“Não temos autoridade para realizar o corte de árvores saudáveis. É preciso que a população compreenda que isso é uma competência que cabe a outras instituições. Temos aqui a disposição um caminhão com 5 mil litros d’água para coibir incêndios de qualquer natureza e uma pequena estrutura para atender acidentes com vítimas graves, no sentido de desprende-las das ferragens. Nem mesmo o transportes de pacientes acidentados podemos realizar, pois não dispomos de ambulância e outros equipamentos fundamentais para esse serviço”, explica.

Os responsáveis pela unidade do Corpo de Bombeiros de Piên também salientam que muitos moradores já solicitaram o extermínio de abelhas e vespas, o que é proibido por Lei. O cabo Aldo explica que em caso de ataques a seres humanos e criações fica permitido o extermínio somente no caso de vespas. Quanto a Defesa Civil os atendimentos ocorrem em casos de calamidade como enchentes e tempestades.

Quanto as vistorias para liberação de alvarás o cabo Ado Martins salienta que o horário de atendimento é das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas, nas segundas, terças, quintas e sextas, e das 8 às 11h30 horas nas quartas-feiras. Os solicitantes devem levar os documentos pessoais, o espelho do CNPJ e a Consulta Comercial.