Para muitos estudantes a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é a única alternativa para concluir os estudos, no entanto, as aulas presenciais da EJA foram suspensas desde o mês de março deste ano em razão da pandemia causada pela Covid-19. Assim como em todo o mundo, essa modalidade de ensino precisou se adaptar à nova realidade para alcançar os estudantes de forma remota e evitar a evasão escolar.

Os efeitos da pandemia atingiram a educação e devido às medidas de isolamento e distanciamento social as aulas presenciais da EJA também tiveram que ser promovidas de forma remota com a oferta de atividades impressas e de forma online para complementar as explicações e tirar as dúvidas. Diante dessa nova realidade os professores se reinventaram e estão trabalhando arduamente para evitar a evasão escolar e para que os alunos não fiquem de fora do processo de aprendizagem. “Nossos professores não estão medindo esforços neste momento. Estão atendendo os alunos via WhatsApp durante o dia todo, pois muitos aproveitam o tempo que têm disponível para tirar as dúvidas”, comenta a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino, Ana Keli Garrett Castro.

Segundo a coordenadora, a preocupação com a questão da evasão escolar é muito grande nessa modalidade, pois é comum entre os jovens e adultos que, por vezes, deixam de estudar em decorrência do cansaço do cotidiano, optando apenas por trabalhar. “A evasão escolar no ensino regular é mais comum, apesar de pequena, mas na EJA é muito maior. Mesmo com a pandemia conseguimos ter a adesão de 97% de nossos estudantes e isso nos deixa muito satisfeitos por mostrar que estão preocupados com o seu futuro. Observando o cotidiano das turmas é possível encontrar pessoas com diversas idades e comorbidades, com pouca ou total falta de acesso a equipamentos eletrônicos ou à internet, que dificultariam o processo neste momento, mas todos estão encontrando maneiras de buscar o conhecimento, seja por um familiar que vai até a escola retirar as atividades, por WhatsApp ou mesmo por e-mail”, salienta a coordenadora.

Ainda de acordo com Ana Keli Castro, os estudantes lamentam que não possam ter aulas presenciais e consideram exaustiva a forma que vêm sendo executadas as atividades escolares, mas os professores estão sempre à disposição para auxiliá-los.

“Fazem vídeos explicativos das atividades, pedem para que tentem fazer e então enviem fotos para confirmar a resolução. Mas as aulas não se comparam nem um pouco com a presencial, pois para eles o contato professor/aluno é essencial”, destacou a coordenadora.

No dia 16 de outubro foi publicado o Decreto nº 360/2020 que regulamentou as atividades extracurriculares presenciais em todas as instituições da rede municipal e privada, sem prejuízo à continuidade das atividades de aulas não presenciais já em curso. Essas atividades são integradas ao currículo escolar com a ampliação de tempos, espaços e oportunidades de aprendizagem, como as práticas de aprofundamento da aprendizagem, reforço escolar e nivelamento, atendimento educacional especializado e atendimento pedagógico individualizado. “Na EJA formamos grupos de 5 estudantes para irem aos pólos uma vez por semana realizar as atividades que por algum motivo não puderam ser feitas e isso têm sido muito importante para que as dificuldades sejam superadas e possam avançar na aprendizagem”, afirma a coordenadora.

Para a secretária de Educação, Esporte e Cultura, Dorotéa Stoco, “a EJA como modalidade de ensino da Educação Básica propõe uma educação de qualidade para que os estudantes possam desenvolver capacidades para atuar na sociedade em que vive, com decisões qualificadas e atualizadas com iniciativas e ações em benefício da mesma”.

A Secretaria de Educação sempre realiza estudos sobre essa modalidade de ensino e tem constatado que ainda há muitas pessoas que não concluíram seus estudos e a EJA tem potencial de contribuir para o aumento do nível de escolarização no município e mais escolarização significa melhores oportunidades e mais cidadania.

O que é a EJA?

A EJA é uma modalidade de ensino que possibilita ampliar as chances de empregabilidade de jovens e adultos no mercado de trabalho por meio da conclusão dos cursos equivalentes aos ensinos fundamental (1º a 9º ano) e médio. Nessa modalidade de ensino, os estudantes devem ter idade a partir dos 15 anos para ingressar no Ensino Fundamental e no mínimo 18 anos para o Ensino Médio. Em Campo Largo, neste ano, a Rede Municipal oferece essa modalidade de ensino para conclusão dos estudos de 1º a 5º anos em 4 polos e conta com 77 alunos matriculados.

A EJA não é seriada, ou seja, o aluno não se matricula na série em que interrompeu seus estudos, e sim na etapa. A Rede Municipal de Ensino de Campo Largo oferta a EJA em 2 etapas: 1ª etapa – 1º ao 3º ano e 2ª etapa – 4º e 5º anos.

O tempo para conclusão dos estudos nessa modalidade está condicionado aos resultados obtidos por cada um dos estudantes.

Disciplinas

A matriz curricular prevê as seguintes disciplinas para a EJA no Ensino Fundamental de 1º a 5º ano: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Para concluir os estudos na Educação Básica, o estudante pode aproveitar os resultados do ensino regular que tenha cursado previamente, mediante apresentação de histórico escolar. Portanto todos os anos cursados anteriormente serão validados para posicioná-lo no semestre da etapa que melhor atenda a sua necessidade. Ele também pode aproveitar resultados através do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA).

Matrículas

As matrículas para a Educação para Jovens e Adultos (EJA) para o ano de 2021 começam no dia 10 de fevereiro e seu início está condicionado ao número mínimo de alunos por turma.

Todos que desejarem voltar a estudar e concluir seus estudos de 1º a 5º ano devem procurar a Escola Municipal Reino da Loucinha das 17 às 21h e efetuar a matrícula.