Na quinta-feira (18), os alunos da rede Municipal de +Guaratuba retornaram às aulas. Parte dos alunos ainda no sistema remoto, e a outra parte no sistema híbrido, que funcionará uma semana no presencial e outra no remoto, sinalizadas por cores das turmas, o que evitará aglomeração nas salas de aula entre aqueles que os pais ou responsáveis decidiram por essa opção.
O álcool gel 70% também estava na entrada e em todos os ambientes da escola, assim como cartazes lembrando da obrigatoriedade do uso de máscaras. Nas salas, distanciamento entre as carteiras e marcação no chão a frente do quadro onde o professor poderá retirar a máscara de tecido e permanecer apenas com a face shield (máscara de acrílico) irá explicar a matéria.
Para os alunos que optaram pelo modelo remoto e na semana que os alunos do híbrido ficarem em casa, eles terão acesso às videoaulas do Aula Paraná, no canal aberto de televisão 50.2 e material elaborado pela Secretaria Municipal da Educação.
O retorno presencial segue critérios rigorosos de prevenção ao coronavírus, seguindo as recomendações da Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) e da Secretaria Municipal da Saúde. O planejamento de retorno foi iniciado já na segunda quinzena de janeiro pela Secretaria Municipal da Educação. Toda a equipe da Educação, das auxiliares de limpeza até as diretoras, fizeram treinamentos dos protocolos de biossegurança com a Vigilância Sanitária Municipal. No transporte escolar, monitores foram contratados para acompanhar e orientar os alunos quanto ao distanciamento e medir a temperatura logo na entrada do ônibus.
Na Educação Especial, os alunos do Fundamental foram recebidos para um acolhimento individual e orientação no Centro Municipal de Atendimento Educacional (CMAE). Os alunos com Transtorno do Espectro Autista voltam na próxima semana nas salas de recurso. Esse período é necessário para que seja feita uma transição mais tranquila para o aluno, retornando o vínculo emocional com a escola e o professor.