A partir de 1º de novembro, a emissão de Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e) passa a ser obrigatória para mais 313 empresas de Araucária, conforme o Decreto 27847/2014. Essas empresas estão sendo informadas sobre os procedimentos. Junto com outras 87 que já são obrigadas a emitir a nota, serão 400 empresas que farão parte dessa obrigatoriedade no município. Outras estão aderindo voluntariamente e as novas empresas já iniciam as atividades utilizando a NFS-e.

O trabalho de implantação da NFS-e em Araucária envolveu a Secretaria Municipal de Finanças (SMFI) e a Controladoria do Município.

A Nota Fiscal Eletrônica de Serviços é um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, que visa documentar, para fins fiscais uma prestação de serviços.

Para os quem tem que emitir as notas, um dos benefícios é a redução de custos de impressão do documento fiscal e de aquisição de papel e, por consequência, a redução de custos de armazenagem de documentos fiscais (até então, era preciso guardar os documentos em papel por anos).

Para as empresas destinatárias, há a eliminação de digitação de notas fiscais ao tomar serviços de empresas de Araucária, e também de possíveis erros de digitação. Já para os contadores, uma das maiores vantagens é a facilitação e simplificação da Escrituração Fiscal e Contábil.